Fedora Drafts deve retirar o suporte ARMv7

É uma loucura pensar que já se passaram dez anos desde que a Arm divulgou o ARMv8 com suporte a 64 bits. Dado o sucesso do ARMv8 (e Armv9 agora a caminho) e não havendo muito em termos de hardware ARMv7 útil nos últimos anos e similares, o Fedora esboçou planos para retirar seu suporte ARMv7. Portanto, o Fedora Drafts deve retirar o suporte ARMv7.

Com o Fedora 37 no final do próximo ano (não o lançamento do começo do ano do Fedora 36), eles propõem que o suporte ARMv7 seja removido. Não há muito interesse em ARMv7 atualmente e esse alvo ARM continua sendo sua última arquitetura de 32 bits totalmente suportada. O Fedora ainda cria alguns pacotes x86 de 32 bits quando necessário, mas a eliminação do ARMv7 agora permitiria que eles não precisassem se preocupar com o suporte de 32 bits em geral.

Para aqueles que ainda usam ativamente o hardware ARMv7, você ainda pode executar o Fedora 36, que permanecerá com suporte até por volta de junho de 2023. Isso libera dores de cabeça do mantenedor do pacote, reduz o número de alvos de QA/teste e deve ser uma medida acertada para promulgar no final de 2022.

Fedora Drafts deve retirar o suporte ARMv7

O ARMv7 já foi muito importante no passado, como quando estava envolvido na construção de um supercomputador de 96 núcleos ARM movido a energia solar, mas hoje em dia é hora de ARMv7 e 32 bits encerrarem sua história. E enquanto isso, hoje em dia, consegue obter 128 núcleos ARMv8 em um único soquete de CPU.

Os planos de aposentadoria do ARMv7 para o Fedora Linux foram postados no Fedora Wiki. Aqueles que usam um PandaBoard, Raspberry Pi 1, Raspberry Pi 2 ou outros SBCs Arm antigos precisarão encontrar uma nova distribuição no próximo ano ou mantê-la com o Fedora 36.

A proposta de mudança ainda precisa da aprovação do Comitê de Direção e Engenharia do Fedora, mas considerando que a Red Hat está apoiando essa mudança e o estado atual do ecossistema ARMv7, ela provavelmente passará sem objeções.

Semana de Teste do Fedora Linux 36 para Kernel 5.15

Enquanto isso, a equipe do Fedora Linux chamou a comunidade para participar da semana de testes para o novo kernel 5.15. Esses testes começaram no último dia 14 e irão até 21 de novembro, próximo domingo.

semana de teste é um evento onde qualquer um pode ajudar a garantir que as mudanças no Fedora funcionem bem em uma próxima versão. Os membros da comunidade Fedora frequentemente participam, e o público é bem-vindo nesses eventos. Se você nunca contribuiu antes, esta é uma maneira perfeita de começar.

Para contribuir, você só precisa ser capaz de fazer o seguinte:

  • Baixe materiais de teste, que incluem alguns arquivos grandes;
  • Leia e siga as instruções passo a passo.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile