Fedora e Chromebooks usarão BFQ

Fedora 31 apresenta mais novidades

Após os Chromebooks alternarem para o BFQ, a versão 31 do Fedora também usará o mecanismo. O agendador Budget Fair Queuing, ou simplesmente BFQ, suporta os modos throughput e low-latency. Além disso, ao mesmo tempo, trabalha particularmente bem para hardware voltado ao consumidor. Do mesmo modo, outras distribuições avaliam esse agendador de E/S para obter melhor capacidade de resposta e, ao mesmo tempo, manter bons recursos de taxa de transferência. Porém, por enquanto, Fedora e Chromebooks usarão BFQ.

Em sintonia com a atual atualização 243 RC2 do systemd, os pacotes do Fedora em Rawhide e F31 passaram a usar o BFQ.

Além do Fedora e Chromebooks outras distros usarão BFQ

A mudança para o BFQ como o agendador de I/O vem desse relatório de bug do Fedora/Red Hat. Assim, ele é adotado para aumentar a capacidade de resposta e a taxa de transferência. Isso vem depois de uma proposta do sistema para alternar para o BFQ como o agendador padrão. No entanto, os desenvolvedores do systemd decidiram deixar isso como uma decisão downstream.

Esse padrão de agendador de E/S de BFQ está em vigor para dispositivos SATA e SCSI. Contudo, não se aplica ao armazenamento de estado sólido NVMe moderno e rápido que geralmente funciona bem sem um agendador de E/S do kernel.

Chromebooks mudando para o agendador de E/S de BFQ

Nos Chromebooks, quando se muda para o SO mais recente do Chrome vem junto um kernel baseado no Linux 4.19. Além disso, o BFQ tornou-se o agendador de E/S padrão.

O BFQ tem amadurecido muito bem e ultimamente tem havido um aumento no interesse em torno deste scheduler de E/S, com alguns usuários também pedindo que ele seja usado por padrão nas distribuições. O Google decidiu que o BFQ é atraente o suficiente para permitir que, por padrão, os Chromebooks forneçam melhor capacidade de resposta.

O BFQ visa baixa latência em tarefas interativas e leves em tempo real, enquanto ainda é capaz de alcançar alto rendimento, entre outros benefícios.

Abaixo está uma demonstração do desenvolvedor do BFQ, Paolo Valente, sobre a capacidade de resposta do BFQ nos Chromebooks.

Via Phoronix

Sair da versão mobile