Fedora lança projetos para o Hacktoberfest

Estamos e outubro e é o momento idela para mais um Hacktoberfest. Este é um evento anual apresentado pela DigitalOcean e DEV. O Hacktoberfest dura um mês e incentiva contribuições para projetos de software de código aberto. Os participantes que se inscreverem e enviarem pelo menos quatro solicitações pull aos repositórios hospedados no GitHub durante o mês de outubro receberão uma camiseta grátis. Assim, a equipe Fedora lança projetos para o Hacktoberfest.

Em um artigo recente da Fedora Magazine há mais informações sobre como os possíveis colaboradores poderiam começar a contribuir. Veja a seguir alguns projetos específicos que oferecem uma oportunidade de ajudar o Fedora enquanto você participa do Hacktoberfest.

Infraestrutura do Fedora

  • Bodhi: quando um mantenedor de pacote cria uma nova versão de um pacote de software para corrigir bugs ou adicionar novos recursos, ele não sai imediatamente para os usuários. Primeiro, ele passa um tempo no repositório de teste de atualizações, onde pode receber algum uso. Então, o Bodhi gerencia o fluxo de atualizações do repositório de testes para o repositório de atualizações e disponibiliza uma interface da web para os testadores fornecerem feedback.
  • the-new-hotness; este projeto ouve release-monitoring.org (que também está no GitHub) e abre um problema do Bugzilla quando um novo release upstream é publicado. Isso permite que os mantenedores de pacotes sejam informados rapidamente sobre versões anteriores.
  • koschei: permite integração contínua para pacotes do Fedora. É um software para executar um serviço de reconstrução de pacotes RPM na instância Koji quando suas dependências de construção mudam ou depois de algum tempo.
  • MirrorManager2: distribuir pacotes do Fedora para uma base global de usuários requer muita largura de banda. Assim como o desenvolvimento do Fedora, distribuir o sistema é um esforço colaborativo. O MirrorManager2 rastreia as centenas de espelhos públicos e privados e direciona cada usuário para o “melhor”.
  • fedora-messaging:  o fedora-messaging é o conjunto de ferramentas que possibilita o envio e o recebimento dessas mensagens.
  • fedocal: é o sistema de calendário usado pelas equipes da comunidade Fedora para coordenar reuniões. Além de ser um bom projeto do Hacktoberfest, também está procurando um novo mantenedor para adotá-lo.

Além dos projetos acima, a equipe de Infraestrutura do Fedora destacou outros problemas do Hacktoberfest em todos os seus projetos do GitHub.

Projetos comunitários

  • bodhi-rs – Este projeto fornece ligações de Rust para Bodhi.
  • koji-rs – Koji é o sistema usado para criar pacotes do Fedora. O Koji-rs fornece ligações para aplicativos Rust.
  • fedora-rs – Este projeto fornece uma biblioteca Rust para interagir com os serviços do Fedora como outras linguagens como o Python.
  • feedback-pipeline – Um dos objetivos atuais do Conselho do Fedora é a minimização: trabalho para reduzir a instalação e a pegada de patches das versões do Fedora. O pipeline de feedback é uma ferramenta desenvolvida por essa equipe para gerar relatórios de tamanhos e dependências de RPM.

Os projetos acima são apenas uma pequena amostra focada no software usado para construir o Fedora. O melhor lugar para começar é com um projeto que é importante para você. Quaisquer contribuições que você fizer ajudarão a melhorar todo o ecossistema de código aberto. Se você está procurando algo em particular, o Join Special Interest Group pode ajudar. Feliz hacking!, diz o anúncio.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile