Fedora Linux 36 estreia com GNOME 42 e kernel Linux 5.17

A distribuição Fedora Linux 36 está chegando hoje como mais um lançamento importante. Assim, nos últimos tempos esta é uma distribuição Linux muito robusta e de ponta, além de estável e confiável. Esta versão vem com as versões principais e os spins do Fedora Workstation 36 e Fedora Server 36 em vários sistemas. Esta nova versão adiciona recursos e faz uma limpeza e melhoria no excelente Fedora 35. Sendo assim, a distribuição Fedora Linux 36 estreia com GNOME 42 e kernel Linux 5.17.

O Fedora 36 é um lançamento sólido para aqueles que desejam uma distribuição Linux poderosa, moderna e voltada para o futuro. É ideal para quem não pretende usar o Ubuntu 22.04 LTS devido ao uso de Snaps ou outros motivos, desejando algo um pouco mais confiável do que lançamentos contínuos como Arch Linux e seus derivados. Além disso, o Fedora Linux entrega as versões atuais do software. Portanto, é uma excelente opção para quem não está satisfeito com outras distribuições Linux.

Fedora Linux 36 estreia com GNOME 42 e kernel Linux 5.17

O anúncio do Fedora 36 é do Projeto Fedora e chega depois de seis meses em desenvolvimento como a mais nova versão que deriva do Red Hat Enterprise Linux para usuários em geral. A maior novidade do Fedora Linux 36 é mesmo o mais recente e melhor ambiente de desktop GNOME 42 para sua edição principal “Workstation” com suporte total para aplicativos GTK4. Por outro lado, traz a mais recente e melhor série de kernel Linux 5.17 para suporte de hardware de alto nível, como bem como uma cadeia de ferramentas atualizada com as tecnologias GNU/Linux mais recentes e os lançamentos de aplicativos mais recentes.

Os destaques do Fedora Linux 36 incluem:

Fedora Linux 36 estreia com GNOME 42 e kernel Linux 5.17
  • a habilitação de sessões Wayland por padrão no GDM (GNOME Display Manager) para usuários com o driver proprietário da NVIDIA;
  • Noto Fonts como a fonte padrão para a maioria das linguagens para melhorar a consistência na renderização de texto;
  • e plocate como o local padrão implementação para indexação de arquivos muito mais rápida.

Ele também:

  • permite que usuários como administradores por padrão no instalador gráfico Anaconda;
  • adiciona /var em seu próprio subvolume Btrfs para novas instalações Silverblue e Kinoite para facilitar o manuseio de instantâneos de dados dinâmicos;
  • realoca bancos de dados RPM em /var no lugar de /usr em consistência com outros baseados em RPM distros e Fedora Spins;
  • introduz um módulo de cockpit para facilitar o compartilhamento de arquivos com Samba e NFS;
  • e adiciona suporte para nomes de unidades em mensagens do systemd para identificar melhor quais serviços estão iniciando ou parando.

O suporte para contêineres OCI/Docker na pilha rpm-ostree também está presente na versão Fedora Linux 36, que melhora as atualizações do Fedora ao atualizar com fluxos de módulo habilitados e atualiza o sistema de gerenciamento de pacotes para instalar apenas pacotes recém-recomendados em atualizações.

Entre outras mudanças importantes, o Fedora Linux 36:

  • adiciona novos requisitos para os módulos binários do kernel akmods nos sabores Silverblue e Kinoite;
  • atualiza as fontes Malayalam padrão existentes;
  • reforça a consistência de configuração authselect;
  • remove o suporte para arquivos de configuração de rede legados no NetworkManager por padrão para novas instalações;
  • substitui os fbdevdrivers simpledrm e a camada de emulação DRM fbdev como outro passo para um sistema Fedora Linux livre de fbdev.

Por outro lado, encontramos GCC 12, GNU C Library 2.35, LLVM 14, OpenSSL 3.0, Autoconf 2.71, Ruby 3.1, Rubygem Cucumber 7.1.0, Ruby on Rails 7.0, Golang 1.18, OpenJDK 17, libffi 3.4, OpenLDAP 2.6.1, Ansible 5, Django 4.0, PHP 8.1, PostgreSQL 14, Podman 4.0, MLT 7.4, Stratis 3.0.0 e muitas das tecnologias GNU/Linux mais recentes.

Todos os Fedora Spins também foram atualizados para incluir as versões mais recentes de seus ambientes de desktop padrão, como KDE Plasma 5.24 LTS, Xfce 4.16, LXQt 1.0, Cinnamon 5.2, MATE 1.26 e outros. Você pode obter seu Fedora Linux 36 Spin favorito agora mesmo aqui. Para obter mais detalhes, confira as notas de versão completas.

Então, você pode baixar o Fedora Linux 36 agora mesmo no site oficial como imagens ISO ou como torrents do rastreador de torrent do Fedora Project. Além disso, você também pode atualizar suas instalações do Fedora Linux 35 através do gerenciador gráfico de pacotes do GNOME Software ou da linha de comando. 

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile