Fedora Linux KDE Spin está mudando para o instalador gráfico Calamares

A distribuição Fedora Linux KDE Spin está mudando para o instalador gráfico Calamares. Esta distribuição servirá de base para a próxima distribuição Fedora Asahi KDE. O desenvolvedor líder do projeto Asahi Linux, Hector Martin, escreveu no Mastodon que a próxima distribuição Fedora Asahi Remix para dispositivos Apple Silicon, que é baseada no Fedora Linux KDE Spin, usará o instalador gráfico Calamares por padrão. No entanto, de acordo com os desenvolvedores, não haverá essa mudança e o instalador Anaconda permanecerá como oficial para todas as variantes Fedora Linux. Acompanhe o final da matéria para mais detalhes.

O Fedora Asahi Remix está usando o KDE Spin do Projeto Fedora como base, apresentando o ambiente de desktop KDE Plasma . No momento, o Fedora KDE Spin está usando o instalador Anaconda, assim como todas as outras edições do Fedora Linux.

Ao mudar para o instalador gráfico Calamares, o Fedora Linux KDE Spin não será apenas 100% compatível com Wayland, mas também oferecerá seleção automática de layout de teclado em laptops.

“Estamos mudando para o Calamares no Fedora KDE, assim como as imagens do Arch – exceto que agora é 100% Wayland, sem Xorg ou setxkbmap à vista, graças a alguns patches do Calamares que escrevi e fiz upload”, disse Hector Martin. “Isso significa que agora não temos uso do servidor Xorg nativo em imagens Fedora Asahi KDE!”

Fedora Linux KDE Spin está mudando para o instalador gráfico Calamares

A distribuição Fedora Asahi Remix foi anunciada no início de agosto de 2023 e deve chegar às ruas este mês para permitir que usuários de Mac com Apple Silicon instalem Linux em seu hardware em vez de macOS.

Calamares é um ótimo instalador com muitos recursos interessantes, como criptografia de disco. Por design, Calamares é muito personalizável para satisfazer uma ampla variedade de necessidades e casos de uso, por isso é a escolha perfeita para o Fedora Asahi Remix e o Fedora Linux KDE Spin.

Os desenvolvedores do Asahi Linux estão trabalhando em estreita colaboração com a equipe do Fedora Linux para integrar totalmente o suporte do Apple Silicon ao Fedora Linux, mas, por enquanto, parece que eles escolheram o KDE Plasma como ambiente de desktop oficial para esta edição especial. Muito provavelmente, outros desktops também serão suportados em versões futuras.

Atualização da matéria:

Neal Gompa do Projeto Fedora afirma que o Fedora KDE Spin não mudará para o instalador Calamares. A mudança é feita no Fedora KDE Spin, mas apenas para o Fedora Asahi KDE Remix.

Quero dizer que usamos um instalador, é o instalador Asahi, que é algo independente que é executado a partir do macOS, mas ele não provisiona sistemas de arquivos Linux, porque não consegue montá-los, então ele apenas gera imagens de disco brutas (exceto a partição do sistema EFI, que ele pode personalizar). Uma abordagem seria começar a construir ferramentas de espaço de usuário para transformar isso em um “instalador real”, mas isso parece ser redundante quando provavelmente é muito mais fácil simplesmente se integrar aos instaladores preferidos das distribuições na primeira inicialização, de alguma forma, afirma Hector Martin, outro integrante do Projeto.

9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile