Fedora pode finalmente fornecer suporte oficial para o Raspberry Pi 4

Por mais popular que o Raspberry Pi 4 tenha sido desde seu lançamento em 2019, o Fedora não suportou oficialmente este computador single board Arm com sua distribuição Linux. Mas agora, graças à aceleração gráfica upstream e de código aberto finalmente se unindo para o Raspberry Pi 4, com o Fedora 37 eles podem finalmente fornecer suporte “oficial” para esta popular placa de desenvolvedor de baixo custo.

O Raspberry Pi 4 funcionou com o Fedora Arm para atividades de servidor e IoT, mas realmente não tem sido um alvo importante para o Fedora Workstation (desktop) no Raspberry Pi 4. o tempo tem sido seu bloqueador. Mas agora, com o kernel upstream e o Mesa se unindo para o Raspberry Pi 4 e outras melhorias upstream para lidar com esse Arm SBC de baixo custo, há uma proposta de alteração pendente do Fedora para “suportar oficialmente [o] Raspberry Pi 4”.

O trabalho em torno do Raspberry Pi 4 está em andamento há vários anos, mas nunca o apoiamos oficialmente devido à falta de gráficos acelerados e outros recursos importantes. Alguns de nós lideramos o esforço para obter o trabalho gráfico acelerado acima da linha upstream, então agora faz sentido habilitar isso no Fedora e tornar o suporte para o Raspberry Pi 4 mais oficial.

Fedora pode finalmente fornecer suporte oficial para o Raspberry Pi 4

Fedora pode finalmente fornecer suporte oficial para o Raspberry Pi 4

A esperança com esta proposta de mudança é fornecer suporte mais “oficial” para o Fedora Linux no hardware Raspberry Pi 4B, 400, CM4. Assim, a rede está em boa forma e outras funcionalidades importantes, com exceção de WiFi e possivelmente de áudio.Veja a proposta de alteração do Fedora de Suporte Oficial ao Raspberry Pi 4 para obter mais detalhes sobre esta atualização planejada de suporte ao Raspberry Pi 4 com o Fedora 37.

Há algumas pequenas ressalvas:

  • O suporte para WiFi no Raspberry Pi 400 está fora do escopo, pois depende do envolvimento (neste caso, a falta de) do fornecedor, Synaptics, do módulo WiFi enviado neste dispositivo, fornecendo firmware upstream genérico.
  • O Raspberry Pi CM4 é um módulo projetado para casos de uso de IoT, Edge e Embedded. Testaremos e daremos suporte ao CM4 na placa IO oficial, ele deve funcionar em outros dispositivos que incorporem o CM4, supondo que o fornecedor tenha suporte no firmware/sobreposições do Raspberry Pi upstream.
  • Mais suporte a dispositivos em torno de áudio e outras peças serão revisados como parte do processo.
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile