in

Fedora prepara workstation e as imagens live para POWER

MariaDB 10.4 + PHP 7.4 previsto para o Fedora 32

Fedora prepara workstation e as imagens live para POWER

Se você está executando o Raptor Blackbird para uma área de trabalho de código-fonte POWER e quer executar o Fedora, atualmente você precisa usar o instalador da CLI “servidor” do Fedora. Então, a partir daí, deve instalar os pacotes desejados para uma área de trabalho. Porém, avançando, o Fedora está começando a gerar imagens Workstation e do Live para o PPC64LE. Então o Fedora prepara workstation e as imagens live para POWER.

Complementando as imagens Power Architecture do Fedora, do Fedora Everything e do Fedora Server, Workstation e Live, estão sendo montadas. Isso é muito mais conveniente para quem deseja um desktop IBM POWER Linux, graças ao sucesso do Raptor Blackbird, com a maioria das distribuições Linux oferecendo apenas as imagens de servido/CLI (não desktop) por padrão para PPC64LE.

Fedora prepara workstation e as imagens live para POWER
O Raptor’s Blackbird é atualmente a principal oferta de desktop POWER9.

Atualmente, a imagem POWER da Estação de Trabalho Fedora está sendo construída para ser incorporada ao Rawhide. No entanto, parece que a imagem da Estação de Trabalho pode estar pronta a tempo para o lançamento do Fedora 31 ainda este ano.

Mais detalhes neste tópico sobre as imagens Workstation/Live Fedora PPC64LE. As imagens atuais do Fedora POWER podem ser baixadas em alt.fedoraproject.org. No entanto, essas imagens são para uso com sistemas AArch64 “Server Base System Architecture” (SBSA) ou computadores de placa única.

MariaDB 10.4 + PHP 7.4 previsto para o Fedora 32

Fedora prepara workstation e as imagens live para POWER

Isso não deve surpreender, mas o próximo Fedora 32 oferecerá os mais recentes componentes de pilha “LAMP”. A proposta já foi elogiada pela inclusão do PHP 7.4 no Fedora 32. O PHP 7.4 será lançado em novembro como a mais recente atualização anual do PHP7. É muito tarde para o Fedora 31, mas o tempo dá muito espaço para o PHP 7.4 no Fedora 32Leia sobre os novos recursos e melhorias de desempenho do PHP 7.4.

Também está programado para inclusão no Fedora 32 o MariaDB 10.4. O MariaDB 10.4 está trazendo melhorias para o InnoDB, melhor manipulação de autenticação e muitas outras melhorias. O MariaDB 10.4 já está disponível.

Essas atualizações de pacotes e muitas outras comporão o Fedora 32, cujo objetivo é ser lançado no final de abril.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Linux 5.3.1 é a primeira versão de manutenção da série

Kernel Linux 5.3 lançado com suporte para AMD Navi e Intel Speed Select

Clear Linux já é usado em alguns automóveis

Clear Linux já é usado em alguns automóveis