Fedora Server 37 vai fornecer imagem otimizada para KVM

As partes interessadas do grupo de trabalho do Fedora Server estão procurando oferecer uma imagem de disco de VM KVM otimizada como parte de suas novidades com o lançamento do Fedora Linux 37 ainda este ano. Portanto, a ideia é que o Fedora Server 37 vai fornecer imagem otimizada para KVM.

Embora a imagem de instalação padrão do Fedora Server possa ser usada para configurar uma máquina virtual baseada em KVM, é mais demorada do que precisa e, portanto, os desenvolvedores do Fedora Server estão procurando oferecer uma imagem KVM VM para facilitar o processo de implantação da VM.

A virtualização tem sido um caso de uso em constante crescimento do Fedora Server Edition, mas ainda é demorado e tedioso para o administrador do sistema criar um Fedora Server VM. A complementação dos downloads por uma imagem de VM KVM corrige a deficiência.

Fedora Server 37 vai fornecer imagem otimizada para KVM

A imagem de VM KVM do Fedora Server proposta ainda seria os mesmos pacotes do Fedora Server, mas a imagem para download teria vários itens específicos de VM (hardware) otimizados para uso com a Máquina Virtual baseada em Kernel. O Fedora Server WG acredita que isso pode gerar uma economia significativa de tempo – potencialmente 1~2 minutos em vez de “cerca de 30 minutos”, de acordo com seus números.

Toda essa proposta de mudança para mais detalhes sobre esses planos para o ciclo Fedora 37.

Red Hat experimenta o driver Vulkan de código aberto Nouveau “NVK”

Fedora Server 37 vai fornecer imagem otimizada para KVM e Red Hat anuncia outras novidades.

Após as notícias recentes sobre a mudança de código do Nouveau para que seu compilador de shader possa ser usado fora do Nouveau Gallium3D, Karol Herbst, da Red Hat, que é um desenvolvedor Nouveau de longa data, postou patches para seu novo esforço de driver Nouveau Vulkan “NVK”.

O NVK é um driver Vulkan de código aberto novo, ainda a ser mesclado e em estágio muito inicial, para hardware gráfico NVIDIA. Este é um driver baseado no Mesa até agora sendo trabalhado principalmente por Karol Herbst, que ingressou na Red Hat há vários anos e desde então continuou trabalhando fortemente no Mesa, incluindo nas áreas de computação OpenCL e outros recursos. Além de trabalhar recentemente no NVK, ele recentemente começou a abordar o Rusticl como uma implementação OpenCL baseada em Rust para Mesa.

Jason Ekstrand, da Collabora, também fez algumas contribuições iniciais para a NVK, junto com David Airlie, também da Red Hat.

O NVK, pelo menos, pode executar o vulkaninfo, mas neste estágio ainda é um trabalho inicial em andamento, com o código inicial sendo confirmado há duas semanas.

Além dos desafios de desempenho com as novas gerações de placas gráficas NVIDIA, a falta de um driver NVIDIA Vulkan de código aberto tem sido o outro grande bloqueador, considerando que a maioria dos jogos Linux atualmente são nativos do Vulkan e mesmo com o Steam Play passando principalmente pelo Vulkan com VKD3D- Próton/DXVK.

Com o tempo, esse driver NVK provavelmente será adaptado para suportar o driver de kernel NVIDIA de código aberto como uma alternativa ao driver Nouveau DRM. O código inicial do driver Vulkan de código aberto do NVK pode ser encontrado no repositório GitLab do Nouveau.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile