in

Fênix, o novo navegador móvel da Mozilla

Fênix, o novo navegador móvel da Mozilla

A Mozillaempresa responsável pelo desenvolvimento do popular navegador web Firefox, começou a trabalhar em um outro navegador. Desta vez, oprojeto é para dispositivos móveis e tem o codinome “Fênix”. Saiba mais sobre o Fênix, o novo navegador móvel da Mozilla.

O desenvolvimento deste navegador da web ainda está em um estágio inicial. Apenas em torno de 5% do esperado estão prontos para o lançamento da versão 1.0.

No entanto, alguns modelos da interface já foram publicados. Assim, é possível ter uma ideia das características do novo navegador e a direção que o desenvolvimento do produto levará.

Sobre o novo navegador Mozilla

Fênix, o novo navegador móvel da Mozilla

Este novo navegador da Web “Fênix” é baseado no mecanismo da Mozilla e em um conjunto de bibliotecas GeckoView. Além disso, ele possui características e componentes usados ??para criar os navegadores Firefox Focus e Firefox Lite.

A julgar pelo material disponível, os desenvolvedores do Fênix ??estão atrasados em relação à transferência da barra de endereços e da barra de controle na parte inferior da tela. Além disso, eles parecem estar trabalhando em um menu expandido, baseado na versão menu clássico do Firefox desktop.

O menu da página inicial se move para o canto superior direito. Lá, a barra de endereço é exibida, combinada com uma função de pesquisa na página.

Da mesma forma, uma lista das guias abertas é exibida ou se a página da Web ainda não está aberta. Também haverá uma lista das sessões agrupadas antes da abertura do site em relação as sessões para trabalhar com o navegador.

Depois de fechar as guias abertas do navegador, à esquerda elas são automaticamente agrupadas em uma sessão, que pode então ser visualizada e restaurada.

Através do menu, o usuário pode acessar:

  • a configuração;
  • a biblioteca (páginas favoritas, histórico, downloads, abas fechadas recentemente);
  • a escolha do modo de exibição do site (visualização da versão desktop do site);
  • a busca por texto em uma página;
  • a transição para o modo privado abre uma nova guia e navega entre as páginas.

Principais características do Fênix

A barra de endereços é multifuncional, em vez de a URL mostrar o título da página atual. Também haverá uma chave universal para executar rapidamente operações, como enviar links para outro dispositivo e adicionar o site à lista de páginas favoritas. Isto será usado em substituição aos marcadores.

Ao clicar na barra de endereços, o navegador da Web Fênix mostra as informações ao usuário em tela cheia. Assim, oferece opções de entrada relevantes com base em seu histórico e recomendações nos mecanismos de pesquisa.

Navegador Fenix

A tela também fornece ao usuário botões de link de abertura rápida da área de transferência e obtém o endereço por meio da verificação do código QR.

Entre extensões, está prevista pelo menos uma: o AdBlocker (que impede o rastreio  do usuário) e um gerenciador de download.

Outro ponto a favor e importante deste novo navegador Mozilla é que ele implementa um modo panorâmico separado para as guias em um modo privado. A integração com  administradores de senhas externas pode realizar uma sincronização usando dispositivos de código QR para a troca de links.

Novidades ainda por vir

As funções até agora conhecidas são apenas algumas. Portanto, outras devem ser divulgadas ao longo do tempo. Desse modo, as funções não devem se restringir a um bloqueador de anúncios ou à capacidade de salvar páginas da web para uso offline .

Se você quiser saber mais sobre o projeto, pode visitar o espaço no GitHub onde eles estão realizando o desenvolvimento. Também há uma página onde indicam o progresso deste novo navegador.

Fonte

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

GNOME 3.32 fará um trabalho melhor em relação a GPU

instalador-do-debian-10-buster-chega-a-fase-rc

Debian 10 Buster entra em Transition Freeze com novo tema