Ferramenta de clonagem de disco Clonezilla Live 2.8 lançada com kernel Linux 5.14

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Acaba de sair a nova versão do Clonezilla Live 2.8, uma ferramenta de clonagem/imagem de disco lançada com Linux Kernel 5.14, mais. O desenvolvedor de DRBL/Clonezilla, Steven Shiau, anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Clonezilla Live 2.8 como o lançamento estável mais recente desta solução live baseada em Debian para clonagem/imagem de disco.

Vindo três meses após o lançamento do Clonezilla Live 2.7.3 e mais de um ano após a série Clonezilla Live 2.7, o Clonezilla Live 2.8 está aqui como uma atualização modesta que transfere o kernel do Linux 5.10 LTS para a nova série Linux 5.14, que não é mais suportado upstream.

O kernel Linux 5.14.6 está incluído no Clonezilla Live 2.8 principalmente para fornecer aos usuários um melhor suporte de hardware, mas não haverá nenhuma atualização adicional lançada neste branch de kernel, pelo menos não no upstream.

Além da nova versão do kernel Linux, Clonezilla Live 2.8 adiciona um novo mecanismo de cache para acelerar a varredura do dispositivo, melhora a restauração de uma imagem com efi-nvram.dat e adiciona suporte para processamento de várias entradas de inicialização update-efi-nvram-boot-entrye permite nomes de imagem reservados para ser usado na IU baseada em texto.

Ferramenta de clonagem de disco Clonezilla Live 2.8 lançada com Linux Kernel 5.14

Ferramenta de clonagem de disco Clonezilla Live 2.8 lançada com kernel Linux 5.14
Ferramenta de clonagem de disco Clonezilla Live 2.8 lançada com kernel Linux 5.14

Além disso, esta versão melhora o programa ocs-live-netcfg para permitir que os usuários configurem a rede sem fio usando a ferramenta nmtui e torna possível atribuir o ocs_nic_typeparâmetro de inicialização como com fio ou sem fio ao configurar a rede, suprime a mensagem de erro sobre “setterm -blank 0” e atualiza vários traduções de idiomas.

Além disso, a versão Clonezilla Live 2.8 está totalmente sincronizada com os repositórios Debian Sid (Unstable) em 17 de novembro de 2021, e vem com a ferramenta de clonagem e restauração de partição Partclone 0.3.18 e clonagem rápida de imagem de disco do servidor ezio 1.2.0/ferramenta de implantação.

Também adicionado nesta versão está a opção “-j2” ausente no modo recovery-iso-zip, suporte para exibir a opção “-z9p” no menu salvar para o modo iniciante, adiciona suporte para processamento de dev com /dev/mapper na função get_not_busy_disks_or_parts e melhora a busca de live-media-path a partir dos parâmetros de inicialização.

Você pode baixar Clonezilla Live 2.8 agora mesmo do site oficial como imagens ISO ao vivo para arquiteturas de 64 bits e 32 bits (incluindo PAE) que inicializam e executam completamente de uma unidade flash USB. Uma edição alternativa baseada na distribuição Ubuntu 21.10 (Impish Indri) também está disponível para download.

Baixar Clonezilla 2.8.0-27

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.