Ferramentas Linux essenciais para estudantes e professores

5 softwares que já estão substituindo seu programa favorito no Linux

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O Linux é um excelente sistema operacional e traz muitas ferramentas para os mais diversos profissionais. O Linux deve ser a primeira escolha de alunos e professores como uma alternativa gratuita aos sistemas operacionais comercializados. No entanto, ferramentas úteis que estão amplamente disponíveis no Mac e no Windows geralmente não são encontrados no Linux. Neste artigo, abordaremos 5 dessas ferramentas que já estão substituindo seu programa favorito no Linux, que servem para estudantes e professores.

ferramentas-linux-essenciais-para-estudantes-e-professores

Ferramentas Linux essenciais para estudantes e professores

Anki

Anki é um organizador de estilo flashcard que é muito mais eficaz do que os métodos tradicionais e é gratuito para uso no Linux. Você pode atribuir cartões, fazer anotações nos cartões, movê-los para em andamento para concluir e muito mais. Você também pode atribuir imagens, áudio e tudo mais, não apenas texto.

LibreOffice

O Microsoft Office é caro e nem oferece suporte ao Linux. O Google tem suas próprias soluções de escritório online, mas parece que o Linux não é muito apreciado nesse departamento. O LibreOffice é uma suíte de escritório rápida e poderosa feita em código-fonte aberto para ajudar a fornecer uma alternativa gratuita aos caros programas de suíte de escritório que todos nós precisamos todos os dias.

O LibreOffice oferece todos os tipos de soluções de escritório, incluindo processador de texto, editor de planilhas e compositor de apresentações.

KAlgebra

Nenhuma assistência é suficiente quando se trata de representações visuais de equações algébricas – gráficos. As funções algébricas precisam ser descriptografadas antes de serem esculpidas em um pedaço de papel para representá-las visualmente. Embora você possa entender o que está sendo perguntado após anos de experiência, é difícil para novos alunos.

KALgebra é uma calculadora que permite plotar funções 2D e 3D sem problemas e resolver equações simples a complexas, incluindo funções trigonométricas e diferenciais, sem ser irritante.

Scilab

O MATLAB é caro. Como aluno ou professor, será difícil para você conseguir uma licença do MATLAB se sua instituição não a fornecer. No entanto, temos uma excelente opção para os usuários do Linux.

O Scilab é um programa gratuito de código aberto que não apenas substitui o MATLAB, mas também o GNU Octave. Embora existam algumas incompatibilidades sintáticas presentes, muitas vezes não há nada para se preocupar, pois o Scilab é amplamente baseado na linguagem MATLAB.

Mendeley

Mendeley é a solução de gerenciamento de referência para o Google Scholar. Você pode realizar pesquisas, citar referências e gerar bibliografias, tudo dentro do aplicativo freemium para desktop disponível para Linux. Embora a maioria das funções do Mendeley seja gratuita para todos, se você precisar acessar artigos de pesquisa premium, poderá ter que pagar por isso. Melhor que a maioria das plataformas comercializadas.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.