FFmpeg 6.0 será grande com decodificação de hardware AV1 e muitos outros recursos

O presidente da VideoLAN, Jean-Baptiste Kempf, apresentou a nova versão no FOSDEM 2023

O conhecido desenvolvedor de multimídia e presidente da VideoLAN, Jean-Baptiste Kempf, apresentou no FOSDEM 2023 neste fim de semana o próximo lançamento do FFmpeg 6.0, bem como o dav1d v1.1. Segundo ele, o novo FFmpeg 6.0 será grande com decodificação de hardware AV1 e muitos outros recursos.

Após o lançamento do FFmpeg 5.0 no inverno passado, os desenvolvedores de código aberto envolvidos com esta biblioteca multimídia amplamente usada estão trabalhando agora para o FFmpeg 6.0, que esperançosamente será lançado ainda neste inverno. 

Entre as principais mudanças para se entusiasmar estão a decodificação de hardware AV1 nas GPUs Intel, NVIDIA e AMD. O FFmpeg 6.0 também trará suporte multi-threading para a linha de comando do FFmpeg, otimizações de arquitetura RISC-V, alterações de API e muito mais.

FFmpeg 6.0 terá decodificação de hardware AV1

Jean-Baptiste Kempf também destacou os novos decodificadores e filtros que estão por vir, aprimoramentos de mídia do Android e também o grande empreendimento em torno do multithreading FFmpeg CLI.

O projeto FFmpeg continua focado em entregar um lançamento principal por ano com quebra de ABI/API e, em seguida, um ou dois lançamentos menores que se seguem. Os lançamentos do FFmpeg LTS permanecem posicionados para acontecer a cada dois anos, com o próximo sendo o FFmpeg 7.1 em 2024.

Enquanto isso, com o dav1d 1.1 para esse decodificador AV1 de código aberto, há muitas correções, mais trabalhos AVX2 e AVX-512, adições Arm NEON e outras melhorias.Os interessados ??em aprender mais sobre o trabalho de desenvolvimento mais recente em torno do FFmpeg 6.0 e desses projetos VideoLAN podem ver os slides de Jean-Baptiste Kempf (PDF) de sua apresentação no FOSDEM 2023. A gravação do vídeo também deve estar disponível em breve.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile