FFmpeg 7.0 tem otimizações importantes do AArch64 para HEVC

Acaba de sair o FFmpeg 7.0 e ele tem otimizações importantes do AArch64 para HEVC, além de decodificação VVC nativa & CLI multi-threaded. A biblioteca multimídia FFmpeg 7.0 muito emocionante foi lançada! FFmpeg 7.0 lança mais notavelmente o novo decodificador VVC nativo que é atualmente experimental para suportar Codificação de vídeo versátil, bem como introduzir a ferramenta multi-threaded FFmpeg CLI.

FFmpeg 7.0 tem otimizações importantes do AArch64 para HEVC

O suporte à CLI multithreading do FFmpeg é sua maior refatoração de código em muitos anos e tem sido um grande empreendimento para o projeto. Também é uma ótima notícia, dado o aumento da contagem de núcleos de hoje x86_64 e processadores AArch64.

FFmpeg 7.0 também tem um demuxer DVD-Video, suporte inicial para AOMedia IAMF para modelo de áudio imersivo e formatos, um renderizador Vulkan para ffplay, e muitas outras mudanças.

FFmpeg 7.0 é um lançamento bastante grande com o log de mudanças oficial notando:

Os destaques do FFmpeg 7.0 incluem suporte ao perfil Dolby Vision 10 no AV1, suporte para imagens estáticas HEIF/AVIF e imagens estáticas lado a lado, suporte para PacketTypeMetadata do PacketType no formato FLV aprimorado, D3D12VA decodificação H264 acelerada por hardware, HEVC, VP9, AV1, MPEG-2 e VC1 e otimizações AArch64 importantes para HEVC.

Outra novidade é o suporte para metadados do Ambiente de Visualização em MP4/ISOBMFF, decodificação EVC usando a biblioteca externa libxevd, codificação EVC usando a biblioteca externa libxeve, bem como suporte para demuxing paralelo, decodificação, filtragem, codificação e muxing na interface de linha de comando (CLI).ffmpeg

Além disso, FFmpeg 7.0 adiciona suporte para o formato AFGS1 (AOMedia Film Grain Synthesis 1), introduz otimizações LoongArch para decodificação HEVC, bem como otimizações RISC-V para AAC, FLAC, JPEG-2000, LPC, RV4.0, SVQ, VC1, VP8 e outros formatos, e adiciona suporte a IAMF dentro de MP4/ISOBMFF.

Esta versão também permite que o dispositivo pegue uma janela usando a sintaxe, introduz a função em expressões, atualiza a opção a ser usada para entrada e saída, adiciona suporte ao protocolo de URIs de conteúdo Android e adiciona suporte a decodificação acelerada por hardware, que depende de um renderizador Vulkan por meio da biblioteca libplacebo.gdigrabhwnd=HANDLERrandomi()ffmpeg -bsfffplay

Mais detalhes da versão

O suporte à passagem de metadados HDR10 também foi adicionado no FFmpeg 7.0 ao codificar com libx264, libx265 e libsvtav1, juntamente com um codificador DXV DXT1, um decodificador LEAD MCMP, um decodificador QOA, um decodificador VVC experimental, uma fonte qrencodesrc e decodificadores de loopback CLI.ffmpeg

Entre outras mudanças dignas de nota, esta versão altera o método de controle de taxa de bits padrão de VBR para CQP para codificadores QSV, adiciona uma opção ao comando, atualiza o comando para também imprimir metadados de grão de filme, atualiza todas as opções da CLI para serem usadas como -/opt, que é equivalente a -opt >, e remove as opções preteridas e CLI.-show_stream_groupsffprobeffprobe -export_side_data film_grainffmpeg-psnr-map_channelffmpeg

Como esperado, novos filtros estão presentes nesta versão, incluindo um filtro de fluxo de bits showinfo, filtro fsync, filtro tiltandshift, filtro quirc, filtro aap, filtro dnn (usando back-end libtorch) e filtro qrencode.

O FFmeg 7.0 pode ser baixado de FFmpeg.org. Haverá novos benchmarks FFmpeg em breve com este suporte a multi-threading CLI, bem como benchmarks de velocidade de compilação FFmpeg.

9to5Linux


Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile