Firefox 100 terá barras de rolagem de sobreposição GTK habilitadas por padrão

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Pouco depois de lançar o navegador Firefox 99 no início desta semana, a Mozilla promoveu o próximo grande lançamento, Firefox 100, para o canal beta. Assim, já começaram os testes para que possamos conhecer os novos recursos e melhorias.

Além da grande mudança no número da versão, o Firefox 100 vem com barras de rolagem de sobreposição GTK habilitadas por padrão para que não ocupem espaço quando você estiver navegando na Internet e também para tornar o navegador de código aberto mais moderno.

No Linux, os usuários poderão ativar ou desativar as barras de rolagem de sobreposição do GTK por meio das novas opções “Sempre mostrar barras de rolagem” implementadas na seção Navegação em Configurações> Geral. Por padrão, a opção está desabilitada, o que significa que as barras de rolagem de sobreposição do GTK estão habilitadas.

Firefox 100 terá barras de rolagem de sobreposição GTK habilitadas por padrão

Também em Configurações> Geral, você verá uma nova subseção “Aparência do site” na seção Idioma e aparência, de onde poderá escolher seu esquema de cores preferido para sites que se adaptam a esquemas de cores. Você pode escolher entre quatro opções: tema do Firefox, tema do sistema, claro ou escuro.

O Firefox 100 também promete um recurso Picture-in-Picture (PiP) muito aprimorado que suporta legendas ou legendas em vídeos do YouTube, Amazon Prime Video e Netflix, que os usuários podem ativar no player de vídeo na página, bem como legendas de vídeo em sites que usam o formato WebVTT (Web Video Text Track).

Entre outras mudanças, a próxima versão do Firefox 100 adiciona suporte para dicionários de vários idiomas no verificador ortográfico integrado, bem como suporte para preenchimento automático e captura de cartão de crédito no Reino Unido.

Data de lançamento do novo Firefox 100

Firefox 100 terá barras de rolagem de sobreposição GTK habilitadas por padrão
Firefox 100 terá barras de rolagem de sobreposição GTK habilitadas por padrão

O Firefox 100 será lançado oficialmente em 3 de maio de 2022. Até lá, se você quiser fazer um test drive para conferir os novos recursos e melhorias, você pode baixar a versão beta mais recente do Firefox 100 agora mesmo no site oficial.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento. Portanto, ela não é adequada para trabalho de produção. Assim, alguns sites podem não funcionar corretamente com o novo número de versão de três dígitos do Firefox (por exemplo, 100).

Em fevereiro deste ano, a própria Mozilla alertou que a versão 100 do navegador poderia causar problemas para alguns sites. No entanto, parece que esse problema foi contornado.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.