Firefox 108 disponível com WebMIDI e mapas de importação ativados por padrão

Confira as principais características desta versão do navegador.

Claylson Martins
5 minutos de leitura

O Firefox 108 agora está disponível para download como o último grande lançamento do navegador Firefox de 2022. Então, o novo Firefox 108 já está disponível com WebMIDI e mapas de importação ativados por padrão. O lançamento oficial do navegador acontece ainda hoje.

Antes da estreia formal do Firefox 108.0, os binários do Firefox acabaram de ser espelhados para esta atualização do navegador de final de ano. O Firefox 108 não é particularmente empolgante para os usuários finais, mas contém várias adições para desenvolvedores.

Alguns dos destaques do Firefox 108 incluem:

  • Os mapas de importação agora estão ativados por padrão, permitindo que as páginas da web controlem o comportamento das importações de JavaScript.
  • O Firefox agora lida corretamente com imagens usando perfis ICCv4 para correções de cores.
  • O atalho de teclado Shift + Esc agora abre o gerenciador de processos para identificar processos que consomem muitos recursos.
  • Suporte para a API WebMIDI em contextos seguros.
  • Suporte para funções trigonométricas CSS de sin(), cos(), tan(), asin(), acos(), atan() e atan2(), mas por enquanto está oculto atrás de uma opção de preferência.

O Firefox 108.0 pode ser baixado diretamente no site Mozilla.org.

O Firefox 108 entrou no teste beta público em 15 de novembro, quando a Mozilla promoveu o lançamento do Firefox 107 para o canal estável. Durante a fase de testes beta, recebeu um total de nove versões beta, semelhante a todos os lançamentos anteriores desde que o Firefox atingiu o número de 100 versões.

Firefox 108 disponível com WebMIDI e mapas de importação ativados por padrão

O Firefox 108 não é uma grande atualização, mas traz algumas melhorias interessantes, começando com o suporte para a API WebMIDI, que facilita a interação dos músicos com instrumentos musicais MIDI usando a Web.

WebMIDI é uma API projetada para fornecer suporte MIDI em navegadores da web. O suporte à API WebMIDI vem junto com um novo mecanismo experimental para controlar o acesso a recursos perigosos.

Outra novidade no Firefox 108 é o suporte para importar mapas que permitem que páginas da web controlem o comportamento das importações de JavaScript por padrão, suporte para correção de cores adequada de imagens marcadas com perfis ICCv4 e um novo atalho de teclado (Shift+Esc) para abrir o processo do Firefox Recurso do gerenciador para que você possa identificar mais rapidamente os processos que consomem muitos recursos.

Além disso, esta nova versão do Firefox melhora a manipulação de caracteres não-ASCII ao salvar e imprimir formulários PDF e melhora o estado padrão da opção “Apenas mostrar na nova guia” na barra de ferramentas de favoritos para também funcionar corretamente para novas guias em branco . Os usuários ainda poderão alterar o comportamento da barra de ferramentas de favoritos usando o menu de contexto da barra de ferramentas.

Outras características desta versão do navegador da Mozilla

Para desenvolvedores web, o Firefox 108 promete suporte para os atributos height e elemento widthno quando usado como suporte de um elemento, habilitação de funções trigonométricas por padrão para permitir o uso de sin(), cos(), tan(), asin(), acos(), atan()e atan2()funções dentro da calc()função CSS, como bem como suporte para as diretivas de cabeçalho HTTP style-src-elem, style-src-attr, script-src-eleme Content-Security-Policy.script-src-attr

Os desenvolvedores de complementos também devem saber que, a partir desta versão, o Firefox agora emite um aviso quando uma extensão é instalada e seu número de versão não segue o formato recomendado. Para usuários do Windows, esta versão habilita o modo de eficiência em sistemas Windows 11 para processos usados ??para guias em segundo plano para limitar o uso de recursos.

Como mencionado anteriormente, a Mozilla planeja anunciar oficialmente o lançamento do Firefox 108 em 13 de dezembro de 2022, quando estará disponível como uma atualização OTA (Over-the-Air) nas plataformas suportadas, mas você pode baixá-lo agora mesmo no download oficial server, juntamente com o lançamento do Firefox 102.6.0 ESR.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.