Firefox 109 apresenta novo botão de extensões unificadas para gerenciar complementos

O novo recurso permite que os usuários gerenciem permissões de extensões de navegador instaladas e habilitadas (controles de origem) e outras opções.

Firefox 109 para apresentar o novo botão de extensões unificadas para gerenciar seus complementos. Com o lançamento do Firefox 108 e já atingindo os desktops de milhões de usuários de computador em todo o mundo, a Mozilla promoveu a próxima versão principal de seu navegador de código aberto e multiplataforma, o Firefox 109, para o canal beta para testes públicos.

A partir do Firefox 109, que será o primeiro lançamento do navegador em 2023, a Mozilla planeja implementar um novo botão de extensões unificadas na barra de ferramentas que atua como um contêiner para todos os complementos instalados e ativados.

Portanto, em vez de ver muitos ícones na barra de ferramentas ao instalar complementos do Firefox, agora você verá apenas o novo botão Unified Extensions. Clique nele e você verá todos os seus complementos ativados em uma lista.

Todos os add-ons listados no novo botão Unified Extensions terão um ícone de configurações ao lado deles para permitir que você acesse mais facilmente as opções dos add-ons, fixe os add-ons que você precisa na barra de ferramentas, remova-os ou denuncie-os, como bem como gerenciá-los no gerenciador de complementos integrado.

Firefox 109 apresenta novo botão de extensões unificadas para gerenciar complementos

Este novo recurso no Firefox 109 é possível graças à ativação do Manifest Versão 3 (MV3) por padrão. Isso dá aos usuários acesso e controle persistente sobre quais complementos podem acessar qualquer página da web, a qualquer momento.“Os usuários são livres para conceder acesso contínuo a um site ou fazer uma escolha por visita. 

Para habilitar isso, o MV3 trata as permissões de host (listadas no manifesto da extensão) como opt-in”, disse Juha-Matti Santala, da Mozilla, em um post no blog. “As extensões Manifest V2 (MV2) também serão exibidas no painel; no entanto, os usuários não podem executar ações para permissões de host MV2, pois foram concedidas na instalação e essa escolha não pode ser revertida no MV2 sem desinstalar a extensão e começar novamente.”

Além do novo botão Unified Extensions, que é uma grande mudança, o Firefox 109 também implementa um dicionário embutido para compilações de espanhol da Espanha (es-ES) e espanhol da Argentina (es-AR). O dicionário embutido pode ser usado com o recurso corretor ortográfico do Firefox.

A versão final do Firefox 109 está prevista para 17 de janeiro de 2023. Até lá, os usuários podem fazer um test drive com a versão beta mais recente se quiserem uma amostra antecipada dos novos recursos e melhorias. No entanto, lembre-se de que as versões beta são softwares de pré-lançamento não destinados ao uso comum.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile