Firefox 112: usuários do Ubuntu poderão importar dados do navegador do Chromium Snap

Firefox 112 também adiciona suporte para autenticadores FIDO2/WebAuthn via USB

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Estamos cada vez mais próximos do lançamento do Firefox 112. Esse é o próximo grande lançamento do popular navegador de código aberto e plataforma cruzada. Atualmente ele está disponível para testes beta públicos, prometendo algumas mudanças interessantes para usuários do Linux. Na versão estável do Firefox 112, os usuários do Ubuntu poderão importar dados do navegador Chromium Snap.

Firefox 112

A Mozilla promete permitir que os usuários do Ubuntu Linux importem seus dados de navegador do pacote Chromium Snap nessa nova versão do Firefox. No entanto, a Mozilla diz que esse recurso atualmente funciona apenas quando o Firefox também não está instalado como um pacote Snap.

O pessoal do 9to5Mac testou esse recurso com a última versão beta do Firefox 112 usando o pacote binário oficial e funciona. O Chromium aparece na lista de navegadores da Web compatíveis ao tentar importar dados do navegador usando o recurso Importar e fazer backup em Marcadores > Gerenciar favoritos (Ctrl+Shift+O).

A Mozilla não diz se esse recurso funcionará se o Firefox estiver instalado como um aplicativo Flatpak ou como um pacote DEB nativo, mas eles prometem fazê-lo funcionar com o pacote Firefox Snap, pois esse é um recurso para usuários do Ubuntu.

firefox-112-usuarios-do-ubuntu-poderao-importar-dados-do-navegador-do-chromium-snap

Mais recursos na nova versão

A Mozilla também promete oferecer suporte para autenticadores FIDO2/WebAuthn via USB no Linux no Firefox 112, observando o fato de que recursos avançados, como logins totalmente sem senha, exigirão que os usuários definam um PIN no autenticador

Outras mudanças dignas de nota no Firefox 112 incluem a capacidade de revelar a senha nos campos de senha clicando com o botão direito do mouse nelas, a capacidade de fechar as guias no painel da lista de guias na barra de guias clicando com o botão do meio nos itens dessa lista, bem como a capacidade de restaurar a sessão anterior usando Ctrl+Shift+T se não houver mais guias fechadas para reabrir.

Além disso, o Firefox 112 atualiza o botão “Limpar” no painel seletor de data para permitir que os usuários limpem rapidamente a entrada com o tipo “data” ou “data-hora-local” e fornece uma experiência familiar em todos os navegadores e desativa o obsoleto U2F Javascript API por padrão.

Está próximo desse novo lançamento. A Mozilla planeja lançar a versão final do Firefox 112 em 11 de abril de 2023. Até lá, você mesmo pode testar os novos recursos e melhorias baixando a versão beta mais recente no site oficial.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.