Firefox 69 introduz novo recurso para otimizar desempenho da guia ativa

Firefox 69 introduz novo recurso para otimizar desempenho da guia ativa

A Mozilla está trabalhando em um novo chamado Process Priority Manager que pode ser lançado no Firefox 69 para melhorar o desempenho das guias ativas. Basicamente, o que a empresa quer fazer é desenvolver um método de direcionar alguns dos recursos usados pelas guias de plano de fundo para a guia ativa que alguém está usando em um horário específico. Portanto, o Firefox 69 introduz novo recurso para otimizar desempenho da guia ativa.

Dessa forma, a Mozilla acredita que o desempenho geral do navegador poderia ser melhorado, já que o Windows forneceria tecnicamente a guia em primeiro plano com todos os recursos necessários para renderizar o conteúdo na página carregada, independentemente do tipo.

Já habilitado no Nightly

No entanto, como os próprios engenheiros da Mozilla observam em um post no Bugzilla, o novo Process Priority Manager não está gerando o grande aumento no desempenho que a equipe esperava ao iniciar o projeto.

De acordo com nossa experiência Beta, o gerente de prioridade do processo não teve impacto mensurável no tempo de carregamento da página, no tempo de troca de guias ou na retenção de usuários. Então, a boa notícia é que isso não parece piorar as coisas. No entanto, estou um pouco triste em dizer que ele também não parece melhorar as coisas (através dos testes que medimos), explica Mike Conley, engenheiro de front-end do Mozilla Firefox. 

Sabemos, no entanto, que a redução da prioridade do processo da guia de plano de fundo permite que o sistema operacional priorize o trabalho nas guias de primeiro plano. Então, no mínimo, isso deveria ser uma vitória do uso de recursos.

Como se dará o funcionamento do recurso

A novidade não usará os recursos alocados nas guias de mídia. A razão é que a Mozilla quer que sites como o YouTube continuem sendo executados em segundo plano sem qualquer interrupção. Como resultado, os processos de mídia em segundo plano serão ignorados para manter a reprodução intocada.

O Process Priority Manager já está habilitado na última versão do Firefox Nightly, e deve fazer parte do Firefox 69 que deve entrar em operação no dia 3 de setembro deste ano.

Sair da versão mobile