Firefox 70 notificará quando um site te geolocalizar

Firefox 70 notificará quando um site te geolocalizar

Imagem reprodução SoftZone

Todos os navegadores modernos são compatíveis com a API de geolocalização HTML5, que permite que qualquer site conheça nossa localização, desde que tenhamos dado nossa permissão. É comum ver como, ao visitar um site, aparece uma pequena janela indicando que este site quer conhecer nossa localização. Nesse momento, o usuário pode decidir se deseja dar a ele as permissões para saber ou não. Certamente, em mais de uma ocasião, você parou para pensar em quantos sites estão acessando nossa localização sem ter lhes dado permissão. No entanto, o Firefox 70 notificará quando um site te geolocalizar sem permissão.

É uma função que é usada por um bom número de sites e serviços na Internet com objetivos diferentes, no entanto, há muitos que certamente não nos notificam sobre isso e nós não percebemos ou descobrimos quando usamos um serviço de mapa, por exemplo, e vemos como o ponto em que estamos é mostrado.

É assim que o Firefox 70 notificará quando um site te geolocalizar

Para evitar isso e para que possamos ser informados em todos os momentos quais sites estão nos geolocalizando ou não, de acordo com a SOFTZone, a Mozilla desenvolveu uma nova função que nos permitirá saber se um site que visitamos nos geolocalizou se tivermos permissão. Algo que irá detectar facilmente, simplesmente verificando se você está usando a famosa API.

Portanto, o Firefox 70 incluirá um indicador que nos notificará de última vez que um site acessou nossa localização. Para fazer isso, basta clicar no ícone de escudo mostrado na barra de endereços do navegador. Será exibida uma janela na qual poderemos ver as permissões que demos no momento para o site que abrimos e, no caso, se tivéssemos lhe dado acesso para acessar nossa localização, ele aparecerá quando foi a última vez que o site nos geolocalizou.

Esta nova função chegará no Firefox 70 como já indicamos, assim, uma vez que o Mozilla lança esta versão do navegador, poderemos ver o novo ícone na barra de endereços e teremos a possibilidade de controlar os sites muito melhor do que acessar nossa localização e quando eles fazem isso. No momento, a chegada desta versão do navegador está prevista para chegar em pouco mais de dois meses, especificamente em 23 de outubro.

Via: ADSLZone

Sair da versão mobile