in

Firefox 72 agora disponível com Picture-in-Picture para Linux e macOS

Agora os binários estão disponíveis para download em todas as plataformas.

Inicialmente agendado para lançamento em 7 de janeiro, o mais recente navegador da Web de código aberto e multiplataforma Firefox 72 da Mozilla está disponível para download em todas as plataformas suportadas, incluindo GNU/Linux, macOS e Windows. O navegador tem agora Picture-in-Picture para Linux e macOS.

Em desenvolvimento desde o início de dezembro de 2019, o navegador Firefox 72 promete trazer controles de vídeo Picture-in-Picture (PiP) para plataformas GNU/Linux e macOS. É que os demais usuários do Windows já receberam suporte PiP na versão Firefox 71.

Firefox 72 agora disponível com Picture-in-Picture para Linux e macOS

Firefox 72 agora disponível com Picture-in-Picture para Linux e macOS

O Picture-in-Picture é ativado por padrão; portanto, após a atualização para o Firefox 72, os usuários do Linux e macOS podem finalmente assistir a vídeos de vários sites em uma janela flutuante enquanto trabalham em outras guias. Então, para isso, basta selecionar o ícone azul na borda direita de um vídeo.

O Firefox 72 também continua aprimorando o recurso Enhanced Tracking Protection do navegador. Assim, está bloqueando os scripts de impressão digital por padrão em todos os sistemas operacionais suportados, incluindo GNU/Linux, macOS e Windows.

A Proteção Avançada de Rastreamento do Firefox marca um novo marco importante em nossa batalha contra o rastreamento entre sites: agora bloqueamos os scripts de impressão digital por padrão para todos os usuários, dando um novo passo ousado na luta pela privacidade de nossos usuários, disse a Mozilla.

O Firefox 72 já está disponível para download

Entre outras mudanças dignas de nota no Firefox 72, podemos mencionar que os pop-ups irritantes de solicitação de notificação foram substituídos por um balão de fala que será exibido na barra de endereços quando você interage com um site e não interrompe sua sessão de navegação.

O Firefox 72 também adiciona:

  • suporte para o uso de certificados de cliente no armazenamento do sistema operacional no Windows;
  • permite que os desenvolvedores observem o acesso à propriedade de objetos;
  • e gravem para facilitar o rastreamento do fluxo de dados através de um aplicativo;
  • além de remover o suporte para bloquear imagens de domínios individuais.

Se você estiver interessado, pode baixar o navegador Firefox 72 para os sistemas operacionais  GNU/LinuxmacOS e Windows agora mesmo. No entanto, se você deseja atualizar suas instalações através do mecanismo de atualização OTA (Over the Air), precisará esperar até amanhã.