in

Firefox 72 agora disponível com Picture-in-Picture para Linux e macOS

Agora os binários estão disponíveis para download em todas as plataformas.

Firefox 74 é oficialmente lançado com DNS sobre HTTPS

Inicialmente agendado para lançamento em 7 de janeiro, o mais recente navegador da Web de código aberto e multiplataforma Firefox 72 da Mozilla está disponível para download em todas as plataformas suportadas, incluindo GNU/Linux, macOS e Windows. O navegador tem agora Picture-in-Picture para Linux e macOS.

Em desenvolvimento desde o início de dezembro de 2019, o navegador Firefox 72 promete trazer controles de vídeo Picture-in-Picture (PiP) para plataformas GNU/Linux e macOS. É que os demais usuários do Windows já receberam suporte PiP na versão Firefox 71.

Firefox 72 agora disponível com Picture-in-Picture para Linux e macOS

Firefox 72 agora disponível com Picture-in-Picture para Linux e macOS

O Picture-in-Picture é ativado por padrão; portanto, após a atualização para o Firefox 72, os usuários do Linux e macOS podem finalmente assistir a vídeos de vários sites em uma janela flutuante enquanto trabalham em outras guias. Então, para isso, basta selecionar o ícone azul na borda direita de um vídeo.

O Firefox 72 também continua aprimorando o recurso Enhanced Tracking Protection do navegador. Assim, está bloqueando os scripts de impressão digital por padrão em todos os sistemas operacionais suportados, incluindo GNU/Linux, macOS e Windows.

A Proteção Avançada de Rastreamento do Firefox marca um novo marco importante em nossa batalha contra o rastreamento entre sites: agora bloqueamos os scripts de impressão digital por padrão para todos os usuários, dando um novo passo ousado na luta pela privacidade de nossos usuários, disse a Mozilla.

O Firefox 72 já está disponível para download

Entre outras mudanças dignas de nota no Firefox 72, podemos mencionar que os pop-ups irritantes de solicitação de notificação foram substituídos por um balão de fala que será exibido na barra de endereços quando você interage com um site e não interrompe sua sessão de navegação.

O Firefox 72 também adiciona:

  • suporte para o uso de certificados de cliente no armazenamento do sistema operacional no Windows;
  • permite que os desenvolvedores observem o acesso à propriedade de objetos;
  • e gravem para facilitar o rastreamento do fluxo de dados através de um aplicativo;
  • além de remover o suporte para bloquear imagens de domínios individuais.

Se você estiver interessado, pode baixar o navegador Firefox 72 para os sistemas operacionais  GNU/LinuxmacOS e Windows agora mesmo. No entanto, se você deseja atualizar suas instalações através do mecanismo de atualização OTA (Over the Air), precisará esperar até amanhã.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Governo dos EUA emite alerta sobre possíveis ataques cibernéticos iranianos

Governo dos EUA emite alerta sobre possíveis ataques cibernéticos iranianos

Distribuição Fedora 32 será lançada nesta terça-feira

Controle de qualidade do Fedora não precisa mais testar a mídia física de CD e DVD