in

Firefox 74 impedirá carregamento de extensões

As extensões carregadas causam problemas para os usuários e também foi empregada no passado para instalar malware no Firefox.

Firefox 72 impedirá que sites sigam nossa trilha on-line por padrão

A Mozilla anunciou que o navegador Firefox da organização deixará de oferecer suporte ao carregamento de extensões e impedirá no Firefox 74.

As extensões carregadas causam problemas para os usuários, pois eles não escolheram explicitamente instalá-los e não podem removê-los do Gerenciador de Complementos. Esse mecanismo também foi empregado no passado para instalar malware no Firefox, diz Caitlin Neiman, Gerenciadora de complementos da Mozilla.

O Firefox 74 impedirá carregamento de extensões, entenda

Firefox 74 impedirá carregamento de extensões

As versões atuais do navegador Firefox suportam três métodos diferentes quando se trata da instalação de extensões:

  1. Instale através do repositório oficial de complementos da Mozilla;
  2. Use a funcionalidade “Instalar complemento do arquivo” do Firefox no Gerenciador de Complementos. Para usá-lo, carregue about:addons na barra de endereços do Firefox e selecione Menu >> Instalar Complemento a partir do Arquivo. Selecione a extensão do Firefox usando o navegador de arquivos que é aberto para iniciar a caixa de diálogo de instalação;
  3. Coloque os arquivos de extensão em pastas de extensão padrão.

A alteração remove a terceira opção, mas não toca nas outras duas opções. O terceiro método causava problemas frequentemente para os usuários do Firefox, de acordo com o Mozilla, pois essas extensões não eram instaladas diretamente pelos usuários do navegador e também não podiam ser removidas do gerenciador de complementos.

Firefox 74 impedirá carregamento de extensões

Embora o carregamento lateral tenha sido usado por desenvolvedores legítimos para testar instalações e organizações do Firefox para implantar extensões em sistemas, ele também foi abusado no passado, por exemplo, para instalar extensões maliciosas no Firefox.

A Mozilla planeja remover o suporte no Firefox 74. Aqui está a linha do tempo completa:

  • Firefox 73 (em 11 de fevereiro de 2020) – As extensões carregadas serão copiadas para o perfil do usuário e instaladas como complementos regulares;
  • Firefox 74 (em 10 de março de 2020) – O carregamento não é mais suportado.

A alteração no Firefox 73 garante que as extensões instaladas não sejam removidas sem recurso. Os usuários do Firefox encontram essas extensões no gerenciador de extensões interno, de onde podem ser removidas, como qualquer outra extensão instalada no navegador da web. Os usuários do Firefox podem remover essas extensões do navegador da Web, caso não tenham intenção de usá-las.

Conclusão

As organizações que usam o carregamento atualmente precisam usar opções diferentes para instalar as extensões do Firefox.

Os usuários do Firefox se beneficiarão com a mudança, pois remove uma opção que foi abusada por atores mal-intencionados e também por algumas empresas de software no passado para instalar extensões no Firefox.

Os usuários e desenvolvedores do Firefox ainda poderão instalar extensões no navegador que são armazenadas localmente.

Via: gHacks Tech News

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Vale a pena contratar suporte para software open source?

Qual é a diferença entre um produto de código aberto e um projeto de código aberto?

O que é e como melhorar a velocidade de navegação com o HTTP/3?

O que é e como melhorar a velocidade de navegação com o HTTP/3?