in

Firefox 83 entra na versão beta com modo apenas HTTPS e suporte WebRender para GPUs Intel Gen12

Outros recursos interessantes devem fazer parte do navegador.

O navegador Firefox versão 82 mal acaba de estrear. Porém, a Mozilla já começou os trabalhos em torno da nova atualização da série. Assim, o Firefox 83 entra na versão beta com modo apenas HTTPS e suporte WebRender para GPUs Intel Gen12. Pelo menos são estes os dois principais pontos de destaque.

A versão estável só deve sair mesmo no próximo mês em 17 de novembro. O chamado Modo somente HTTPS é um recurso de segurança que deveria estar em uma versão anterior. Ele estará disponível na guia Privacidade e segurança em Preferências. O modo HTTPS fornece uma conexão segura e criptografada entre o seu navegador da web e os sites que você visita, mesmo se eles não usarem HTTPS.

Embora a maioria dos sites já ofereça suporte a HTTPS, quando o modo HTTPS está habilitado, o Firefox atualizará todas as conexões para usar HTTPS. O modo HTTPS pode ser usado em janelas normais e privadas, mas está desabilitado por padrão.

Firefox 83 entra na versão beta com modo apenas HTTPS e suporte WebRender para GPUs Intel Gen12

Mozilla Firefox 82 já está disponível para download

O Firefox 83 também amplia o recurso WebRender, um mecanismo de renderização 2D baseado em GPU escrito em Rust, para suportar laptops Intel com drivers mais antigos, bem como GPUs Intel Gen12. Entre outras mudanças, o Firefox 83 promete:

  • trazer um item de menu de contexto “Imprimir seleção”;
  • adicionar novo cartão VPN e banner no painel de proteções;
  • adicionar um novo atalho (Ctrl + Shift + B) para a barra de favoritos;
  • habilitar tab-to- pesquisar;
  • e adicionar uma nova configuração em Preferências para desativar a opção de sites patrocinados no recurso Principais sites (Sponsored Top Sites nos top Sites).

Além disso, o Firefox 83 promete:

  • fazer com que os diálogos de autenticação HTTP sejam modais por guia em vez de modal por janela;
  • adiciona suporte para gradientes cônicos CSS;
  • e permite que os desenvolvedores da web alternem o destaque do estouro clicando no emblema “rolar” para elementos roláveis.

Por outro lado, o Firefox 83 virá com Warp, que é uma grande atualização para o SpiderMonkey JavaScript Engine da Mozilla que apresenta um novo construtor MIR baseado na compilação de CacheIR para MIR. Isso ajudará os desenvolvedores do Firefox a melhorar o desempenho, a segurança, o uso de memória e a manutenção do mecanismo SpiderMonkey.

Para os usuários, o Warp tornará o Firefox mais rápido em certas situações. Por exemplo, ele carregará o Google Docs até 20% mais rápido. No entanto, por enquanto, Warp é considerado um recurso experimental. Assim, ele pode ser habilitado na seção Recursos experimentais em Preferências.

Caso queira experimentar o novo Firefox 83, você pode baixar a versão beta agora mesmo do site oficial. No entanto, esta é uma versão de pré-lançamento e pode conter recursos incompletos ou até mesmo falhas não corrigidas, então não use para trabalho de produção.