in

Firefox 83 lançado com warp’ed JavaScript e opção HTTPS-Only Mode

Outro recurso presente é o PDF Form Filling.

Conforma a promessa feita desde ontem, acaba de ser lançado o Firefox 83 e o navegador vem com warp’ed JavaScript e opção HTTPS-Only Mode. São mudanças importantes, portanto, depois de alguns lançamentos sem grandes novidades. O navegador está disponível para Windows, Mac e, claro, Linux.

O mais notável com o Firefox 83 é a atualização SpiderMonkey “Warp” com o objetivo de fornecer melhor resposta do site e outras melhorias de desempenho do JavaScript. A Mozilla descreve os benefícios do Warp como

desempenho de carregamento de página aprimorado em até 15%, capacidade de resposta de página em até 12% e uso de memória reduzido em até 8%. Substituímos parte do mecanismo JavaScript que ajuda a compilar e exibir sites para você, melhorando a segurança e a capacidade de manutenção do motor ao mesmo tempo.

Firefox 83 lançado com warp’ed JavaScript e opção HTTPS-Only Mode

O Firefox 83 também vem com uma opção para um modo apenas HTTPS, em que todas as conexões do Firefox visam ser seguras e avisam o usuário caso o HTTPS não seja compatível. Embora desabilitado por padrão, os usuários podem habilitar o modo apenas HTTPS no Firefox 83 e superior na seção ‘Rede’ em about:preferences.

Além disso, o Firefox também possui:

  • um melhor modo picture-in-picture;
  • melhorias de pesquisa;
  • suporte para AcroForm para preencher formulários PDF;
  • suporte para Apple Silicon;
  • gradientes CSS e outras melhorias.

Se você faz uso do prático recurso ‘Picture-in-Picture’ do Firefox, ficará satisfeito em saber que ele aprendeu um novo truque: você pode usar atalhos de teclado para avançar e retroceder vídeos. Então, para isso, pressione as teclas de seta esquerda/direita para retroceder/avançar em blocos de 15 segundos).

Se você não gosta da inclusão de “Histórias patrocinadas” na página da nova guia do Firefox, agora há um botão para desativá-las. Então, vá em about:preferencesna seção Início> Recomendado pelo Pocket. Se você rolar até o final, também encontrará uma nova opção para ocultar os controles do player nas janelas pop-out do PIP.

Finalmente, o visualizador de PDF embutido do Firefox suporta AcroForm. Isso permite que você  preencha e salve formulários PDF diretamente no navegador. Assim, não há a necessidade de iniciar um programa local para fazer isso. Além disso, o visualizador de PDF tem um novo visual ligeiramente atualizado.

Firefox 83 lançado com warp'ed JavaScript e opção HTTPS-Only Mode
Formulários em PDF para Firefox 83 AcroForm

Os usuários do Linux receberão o Firefox 83 como uma atualização de software nos próximos dias. Portanto, mais detalhes sobre o Firefox 83 e para baixá-lo via Mozilla.org.