Notícias

05/10/2021 às 07:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Firefox 93 está disponível para download e finalmente habilita o suporte AVIF por padrão

Recurso é uma promessa desde a versão 86 do navegador.

Firefox 93 está disponível para download e finalmente habilita o suporte AVIF por padrão

A Mozilla anunciou o lançamento final de seu navegador Firefox 93 para os arquivos principais de todas as plataformas e arquiteturas suportadas antes do lançamento oficial em 5 de outubro de 2021.


Finalmente, após vários atrasos, o suporte para o formato de imagem AV1 Image File Format (AVIF) de próxima geração, que é baseado no codec de vídeo AV1 moderno e livre de royalties, agora está habilitado por padrão. Era para ter chegado no Firefox 86 primeiro, mas finalmente está aqui na versão do Firefox 93.

O suporte a AVIF no Firefox esteve em desenvolvimento por mais de quatro anos. O novo recurso apareceu desde o Firefox 86, mas não estava habilitado por padrão até agora devido a vários bugs e regressões. O Firefox 93 é a primeira versão do popular navegador da web que o habilita por padrão para ajudá-lo a economizar ainda mais largura de banda.

Ele oferece economia significativa de largura de banda para sites em comparação aos formatos de imagem existentes. Ele também suporta transparência e outros recursos avançados, disse a Mozilla.

Firefox 93 está disponível para download e finalmente habilita o suporte AVIF por padrão

Firefox 93 está disponível para download e finalmente habilita o suporte AVIF por padrão

O suporte a AVIF no Firefox está em desenvolvimento há mais de quatro (4) anos e, embora o recurso estivesse lá desde o Firefox 86 , ele não tinha sido habilitado por padrão até agora devido a vários bugs e regressões. Claro, você pode sempre habilitá-lo sozinho, mas a experiência pode ser problemática em alguns sites.

Entre outras mudanças, o lançamento do Firefox 93 introduz um visualizador de PDF atualizado do Firefox que agora suporta o preenchimento de mais formulários adicionais, como formulários baseados em XFA usados ??por vários bancos e governos, bem como suporte para o pacote oficial Snap no AArch64 (ARM64 ) e arquiteturas ARMhf.

Além disso, o Firefox agora protege os usuários contra downloads inseguros, bloqueando automaticamente os downloads que dependem de conexões inseguras, o painel de download foi reformulado para seguir os estilos visuais do Firefox e os conjuntos de criptografia TLS usando 3DES foram desabilitados por padrão (eles podem ser habilitados em sistemas obsoletos existem versões do TLS).

Sem mais delongas, você pode baixar o Firefox 93 agora mesmo do servidor de download da Mozilla aqui. Você encontrará binários de 64 bits (x86_64) e 32 bits (i686) para todos os idiomas suportados, bem como o tarball de origem. A Mozilla apresentará oficialmente o lançamento do Firefox 93 nesta terça-feira, dia 5 de outubro de 2021.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.