Notícias

11/01/2022 às 08:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Firefox 96 já está disponível para download

O Firefox 96.0 está sendo lançado oficialmente hoje como a primeira atualização de 2022 para este navegador de código aberto.

Firefox 96 já está disponível para download

A mais nova versão do navegador da Web de código aberto e multiplataforma Firefox 96 da Mozilla já está disponível para download. O lançamento oficial ocorre hoje. Porém, o arquivo para baixar o Firefox 96 já está disponível para download. Como sempre, é possível fazer a atualização para todas as plataformas, ou seja, Windows, Linux, Android e iOS.


O Firefox 96 representa o primeiro lançamento deste navegador de código aberto em 2022. Ele traz um monte de melhorias no desempenho e segurança. Assim, deve tornar sua experiência de navegação na web mais estável, confiável e segura.

Entre outros detalhes, a nova versão do Firefox:

  • reduz significativamente a carga do thread principal;
  • melhora significativamente a supressão de ruído e o controle de ganho automático;
  • e melhora um pouco o cancelamento de eco para fornecer aos usuários uma melhor experiência.

Em termos de segurança, o Firefox 96 reforça a opção padrão Cookie Policy: Same-Site=lax para proteger os usuários contra ataques Cross-Site Request Forgery (CSRF).

Firefox 96 já está disponível para download

Firefox 96 já está disponível para download
Firefox 96 já está disponível para download

Para usuários do Linux, o Firefox 96 traz algumas novidades específicas, já que é o navegador padrão de muitas distribuições. A principal delas diz respeito ao atalho de teclado para a função “Selecionar tudo”. Assim, esse atalho mudou de Alt+A para Ctrl+A. Nas versões anteriores, ambos os atalhos de teclado estavam disponíveis ao selecionar todo o texto de uma página da Web. No entanto, isso muda a partir de agora pois a Mozilla deseja evitar conflitos de teclas de acesso. Do mesmo modo, isso também vai resolver problemas de compatibilidade da Web.

Se você quiser continuar usando o Emacs como atalhos de teclado, por exemplo, você configurou suas configurações do GTK para usar Ctrl+A como uma tecla de atalho para mover o cursor para o início de uma linha, você precisa alterar ui.key.textcontrol.prefer_native_key_bindings_over_builtin_shortcut_key_definitions e ui .key.use_select_all_in_single_line_editor de about:config. Essas preferências estão atualmente desabilitadas por padrão, mas seriam habilitadas por padrão em uma versão futura, diz a Mozilla.

Entre outras mudanças, o Firefox 96:

  • tem correção de um problema em que o vídeo deixa cair o SSRC intermitentemente;
  • também corrige um problema em que o WebRTC reduz a resolução de compartilhamento de tela;
  • corrige a degradação da qualidade do vídeo em determinados sites;
  • e adiciona a capacidade de imprimir apenas as páginas pares/ímpares.

Então, é possível baixar imediatamente o Firefox por meio dos arquivos fornecidos diretamente pela Mozilla. No entanto, uma página oficial com o programa está disponível ainda hoje. Outra opção é esperar que a atualização chegue normalmente aos repositórios oficiais de sua distribuição Linux. Isso deve acontecer ao longo desta semana.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×