in

Firefox agora mostra quais dados de telemetria estão sendo coletados sobre você

As informações são o que você esperaria que um fornecedor de software coletasse sobre os usuários.

Firefox 73.0.1 corrige falhas do Linux ao reproduzir conteúdo criptografado

Agora existe uma página especial no navegador Firefox, na qual os usuários podem ver os dados de telemetria que são coletados do navegador pela Mozilla.

Acessível digitando about:telemetry na barra de endereços do navegador, esta nova seção é uma adição recente ao Firefox.

Firefox agora mostra quais dados de telemetria estão sendo coletados sobre você
Imagem: Reprodução | ZDNET.

Firefox mostra dados de telemetria coletados

A página mostra informações profundamente técnicas sobre configurações do navegador, complementos instalados, informações do sistema operacional e hardware, detalhes da sessão do navegador e processos em execução.

As informações são o que você esperaria que um fornecedor de software coletasse sobre os usuários. Elas servem para corrigir bugs e manter um controle estatístico de sua base de usuários.

Um engenheiro do Firefox disse ao site ZDNET que a página foi criada principalmente por razões internas. Ela servia para ajudar os engenheiros a depurar as instalações de teste do Firefox. No entanto, o novo recurso também foi lançado no ramo estável como um movimento de relações públicas. Dessa forma, ele serve para tranquilizar os usuários sobre que tipo de dados a fabricante do navegador Firefox coleta.

Mozilla dá exemplo sobre privacidade

A medida está em sintonia com o que a Mozilla vem fazendo nos últimos dois anos. A organização vem pressionando por um maior controle de privacidade em seu navegador e se abrindo sobre suas práticas. Por outro lado, outros fabricantes de navegadores vêm fazendo o oposto na última década.

A Mozilla teve seus erros (o mais notável foi o incidente do complemento Mr.Robot), mas a organização tem sido bastante aberta em suas relações com os usuários.

Mesmo antes de adicionar about:telemetry ao Firefox, a organização estava listando em seu site todos os tipos de dados de telemetria que estava coletando de usuários e os motivos.

Mas, além de depurar e organizar lançamentos de novas versões, esses dados de telemetria também são os que alimentam o Firefox Public Data Report (Relatório Público de Dados do Firefox), um portal da web que mostra estatísticas de uso do Firefox atualizadas semanalmente.

No entanto, se os usuários ainda não se sentirem à vontade em permitir que o Mozilla colete até os detalhes mais básicos sobre a instalação do navegador, eles podem desativar o recurso de telemetria do Firefox na seção de configurações do navegador. Assim, é só acessar about:preferences#privacy e ir na seção Coleta e uso de dados do Firefox.

Fonte: ZDNET

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Wine 5.1 dá início ao desenvolvimento do Wine 6.0

Wine 5.1 dá início ao desenvolvimento do Wine 6.0

Ubuntu Studio 20.04 também lança concurso de papel de parede

Ubuntu Studio 20.04 também lança concurso de papel de parede