Firefox aprimora estabilidade no Linux

A Mozilla detalhou hoje todo um esforço de um ano até agora com o objetivo de melhorar a estabilidade do navegador Firefox no Linux. Segundo a empresa responsável, o navegador Firefox aprimora estabilidade no Linux e este trabalho, garante, está valendo a pena.

Ajudar os desenvolvedores da Mozilla a melhorar a estabilidade do Firefox no Linux pode ser atribuído em grande parte ao melhor tratamento de relatórios de travamento. Um dos grandes itens específicos que melhoram o tratamento de relatórios de travamento do Linux é que agora eles estão recolhendo informações de depuração para compilações do Firefox e suas dependências de repositórios de pacotes no Arch, Debian, Fedora, openSUSE e Ubuntu.

Firefox aprimora estabilidade no Linux

Dado que a maioria dos usuários de desktop Linux está executando o Firefox conforme empacotado por sua distribuição, em vez do binário oficial do Firefox Linux, a coleta das informações de depuração de várias distribuições populares do Linux está ajudando a aumentar drasticamente a qualidade de seus relatórios de travamento. Os engenheiros da Mozilla agora podem analisar mais de 99% dos relatórios de falhas recebidos por usuários do Linux, onde antes do ano passado esse número era inferior a 20%.

Esses relatórios de travamento do Linux de alta qualidade possibilitam o diagnóstico mais rápido de problemas específicos do Linux, especialmente em torno de componentes mais novos como VA-API, Wayland, WebRender e WebGPU. Esses dados também produziram regressões específicas de distribuição e outros problemas.

Nova versão do navegador Firefox

Por enquanto, a versão estável é o Firefox 88 lançado recentemente e que já recebeu uma atualização. Assim, está em pleno desenvolvimento o Firefox 89 beta. Portanto, esta é a versão disponível para teste. Desta vez, é notável o refinamento da interface do usuário do navegador da web.

Os desenvolvedores da Mozilla têm trabalhado para “modernizar a experiência central” para que ela seja mais limpa, mais convidativa e mais fácil de usar. Existem melhorias de navegação, menus simplificados, um design de guia aprimorado e visuais mais coesos.

Além das melhorias de UI e UIX com o Firefox 89, a versão beta também continua com melhorias de privacidade e segurança, suporte para API Event Timing e outras mudanças importantes.

Firefox 89 Beta lançado com mudanças na interface do usuário

  • Barra de ferramentas e cromo do navegador simplificados: recursos redundantes ou usados ??com menos frequência foram removidos para focar nos itens de navegação mais importantes.
  • Menus simplificados: o conteúdo foi reorganizado e priorizado de acordo com o uso. Reduzimos o ruído visual removendo iconografia desnecessária e fornecemos rótulos mais claros.
  • Avisos atualizados: Infobars e modais têm um design mais limpo e uma linguagem mais clara.
  • Novo design de guia inspirado: guias flutuantes contêm nitidamente informações e dicas de superfície quando você precisa, como indicadores visuais para controles de áudio. O design arredondado da guia ativa oferece suporte ao foco e sinaliza a capacidade de mover facilmente a guia conforme necessário.
  • Menos interrupções: removemos alertas e mensagens desnecessários.
  • Visuais coesos e mais calmos: iconografia mais clara, uma paleta de cores refinada e um estilo mais consistente em toda a parte.
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile