Firefox chega ao Fedora com uma nova versão para o Wayland

Martin Stránský, mantenedor do Firefox contratado pela Red Hat, liberou para o Fedora 28, uma atualização do Firefox 60 que inclui uma nova versão do software com backend nativo para o Wayland.

Mas antes que vocês se anime com o lançamento, que coloca o navegador em maior compatibilidade com as tecnologias do protocolo, saiba que o firefox-wayland ainda não apresenta vantagens visíveis para a utilização diária.

Num fórum sobre Fedora, no Reddit, os usuários estão apontando alguns problemas como:

  • Erros de escalonamento em telas Hidpi;
  • As funções de copiar e colar não funcionam do navegador para outro aplicativo (mas arrastar e soltar é uma opção possível);
  • O Webgl está desativado devido a erros;
  • Alguns atalhos de teclado não funcionarão, a interface de alguns players de vídeo, como o do Youtube, ficam piscando;
  • E o navegador pode não iniciar, caso tenha uma configuração personalizada, exigindo um reset para as configurações padrões do Firefox.

Apesar destes problemas, esta é uma iniciativa importante, justamente porque ao aumentar o número de utilizadores desta versão, se espera também o aumento do número de bugs reportados, possibilitando mais informações para que os desenvolvedores coloquem o Firefox-wayland com a mesma paridade de funcionamento de sua versão no Xorg/Xwayland.

Enviado por: Fernando Henrique. Fernando é Psicólogo, mas também ama filosofia, música e Software Livre.
Emanuel Negromonte
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Kernel Linux 4.17 traz o codinome “Merciless Moray”

Previous article

5 Jogos Arcade Para Linux

Next article

You may also like

More in Notícias