Firefox Nightly testa recurso Hovering Tab Previews para melhorar experiência de navegação

Veja como isso funciona.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O navegador Firefox Nightly testa recurso Hovering Tab Previews para melhorar experiência de navegação. Portanto, o Mozilla Firefox está testando um novo recurso de visualização de guias flutuantes em seu Firefox Nightly, permitindo que os usuários visualizem o conteúdo da guia passando o mouse sobre ela sem precisar clicar. Este recurso já estava presente em outros navegadores baseados em Chromium como Google Chrome, Microsoft Edge, ou Brave já faz um tempo.

Ao contrário do recurso anterior de visualização de guias do Firefox, que só funcionava quando os usuários passavam o mouse sobre o ícone do Firefox na barra de tarefas do Windows, a nova implementação visa fornecer uma experiência consistente e intuitiva em todas as plataformas. Para ativá-lo, os usuários devem navegar até about:config e definir browser.tabs.cardPreview.enabled como true.

Firefox Nightly testa recurso Hovering Tab Previews para melhorar experiência de navegação

Além disso, Firefox 122, lançado em janeiro deste ano, introduziu várias melhorias, incluindo sugestões de pesquisa detalhadas, recursos aprimorados de tradução local e compatibilidade com chaves de acesso do iCloud Keychain no macOS.

Dentre essas melhorias, o Firefox 122 passou a exibir imagens e descrições para sugestões de busca, desde que fornecidas pelo buscador. Esta versão também suporta a criação e uso de chaves de acesso armazenadas no iCloud Keychain no macOS.

Firefox Nightly testa recurso Hovering Tab Previews para melhorar experiência de navegação

Para pesquisas relacionadas ao desenvolvimento web, o Firefox 122 oferece MDN Web Docs com sugestões de artigos do Firefox Suggest na barra de endereço.

Usuários Linux em Debian, Ubuntu, Linux Mint e outras distribuições baseadas em Debian agora podem usar um novo pacote .deb que vem com o Firefox 122. Ele permite que eles instalem um pacote nativo que é 100% construído pela Mozilla e que tem melhor desempenho e atualizações mais rápidas.

Os usuários do Android também verão algumas mudanças significativas. O Firefox 122 agora pode ser definido como leitor de PDF padrão no Android. Ele também suporta a ativação do Controle Global de Privacidade. Este recurso informa aos sites que o usuário não deseja que seus dados sejam compartilhados ou vendidos.

Para proteger ainda mais a privacidade do usuário, o Firefox 122 para Android agora sempre reportará a versão do sistema operacional como “Android 10” em sua string de agente de usuário. Isso reduz as informações de impressão digital do usuário e atenua alguns problemas de compatibilidade do site.

Finalmente, o Firefox 122 vem com traduções aprimoradas, melhorias adicionais e correções de bugs para uma experiência de navegação mais tranquila.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.