in

Firefox Preview 4.3 vem com bloqueio de reprodução de conteúdo

Navegador é exclusivo para Android.

Acaba de ser lançada a versão 4.3 do navegador experimental Firefox Preview e que vem com bloqueio de reprodução de conteúdo. O anúncio foi feito pelos desenvolvedores da Mozilla. Para quem ainda não conhece, o Firefox Preview é exclusivo do Android e deve substituir o Firefox atual assim que for considerado uma versão estável. Ele tem o nome de código Firefox Preview“, mesmo que seja tratado internamente como “Fenix”.

Firefox Preview 4.3 vem com bloqueio de reprodução de conteúdo

O Firefox Preview usa o mecanismo GeckoView, construído com base nas tecnologias Firefox Quantum e um conjunto de bibliotecas de componentes Mozilla Android, que já são usadas para criar os navegadores Firefox Focus e Firefox Lite.

O GeckoView é uma variante do mecanismo Gecko, projetado como uma biblioteca separada que pode ser atualizada independentemente. Do mesmo modo, o Android Components inclui bibliotecas com componentes típicos que fornecem guias, entrada de preenchimento automático, dicas de pesquisa e outros recursos do navegador.

Dos principais recursos que se destacam no Firefox Preview:

  • Alto rendimento
  • Proteção padrão contra movimentos de rastreamento e várias atividades falsas.
  • Um menu universal através do qual você pode acessar configurações, biblioteca, páginas favoritas, histórico, downloads, guias fechadas recentemente, selecionar o modo de exibição do site, procurar texto na página, alternar para o modo privado, abrir uma nova guia e navegação entre páginas.
  • Uma barra de endereços multifuncional que possui um botão universal para operações rápidas, como enviar um link para outro dispositivo e adicionar um site à lista de páginas favoritas.
  • Em vez de usar guias, o conceito de coleções permite salvar, agrupar e compartilhar seus sites favoritos. Após fechar o navegador, as demais guias abertas são automaticamente agrupadas em uma coleção, que pode ser visualizada e restaurada.
  • Há a função de enviar uma guia ou coleção para outro dispositivo.

O que há de novo no Firefox Preview 4.3?

Firefox Preview 4.3 vem com bloqueio de reprodução de conteúdo

Nesta nova versão do navegador, é destacada a inclusão de configurações avançadas para controlar o bloqueio de conteúdo multimídia e a reprodução automática, para as quais foi adicionada a capacidade de desativar o bloqueio quando conectado por Wi-Fi.

Além disso , a implementação da tela inicial foi bastante aprimorada , pois o design das coleções foi alterado e os elementos da marca foram reduzidos para alocar mais espaço para o conteúdo, além da adição de um formulário para selecionar uma linguagem de aplicativo.

Outra mudança feita no navegador é que foi implementada uma opção para desativar a criação de capturas de tela no modo privado e foram feitas correções relacionadas ao suporte de aplicativos Web instalados em execução no modo Progressive Web Apps (PWA).

Melhorado o efeito animado ao pesquisar e eliminado a tremulação dos ícones ao selecionar um item na história e os problemas com o modo de tela cheia foram corrigidos.

Também é mencionado no anúncio desta nova versão que foi relatada separadamente sobre a expansão do suporte ao plug-in no Firefox Preview.

Extensões como uBlock Origin, Dark Reader, HTTPS Everywhere, NoScript, Privacy Badger e Search by Image são adicionados à lista de complementos compatíveis com o Firefox Preview.

Todos esses plugins mencionados já estão disponíveis no menu “Gerenciador de plug-ins” do navegador para serem ativados pelo usuário.

Obtenha e instale o Firefox Preview 4.3

Para aqueles que estão interessados em testar ou instalar esse navegador da Web em seu dispositivo Android, eles devem saber que esse lançamento do navegador experimental já está disponível na loja de aplicativos “Play Store”. Assim, só precisam acessá-lo, procurar o navegador e executar a instalação.

Se você não encontrar o aplicativo, acesse o link a seguir e, a partir daí, solicite a instalação no seu dispositivo ou, caso isso não seja permitido, é porque ele possui uma certa restrição, mesmo em alguns países.

Caso queira mesmao assim, você pode optar por instalar na loja F-droid.