Firefox tem nova atualização para corrigir erros

Os desenvolvedores da Mozilla acabam de lançar uma nova versão corretiva do Firefox. Assim, o Firefox 68.0.2 resolve vários problemas, entre os quais um relacionado às credenciais armazenadas no navegador. Portanto, o Firefox tem nova atualização para corrigir erros.

A atual ramificação do Firefox 68 foi lançada há apenas algumas semanas e esta é sua segunda versão corretiva significativa. Portanto, apenas problemas persistentes de segurança que afetam diretamente a operação e/ou estabilidade do navegador são resolvidos.

Firefox 68.0.2 tem nova atualização para corrigir erros. O que há de novo?

Como mencionado, esta nova versão corretiva foi lançada principalmente para ser capaz de solucionar uma vulnerabilidade (CVE-2019-11733) que permitia copiar senhas salvas sem inserir uma senha mestra.

Ao usar a opção ‘copiar senha’ oferecida no menu de contexto na caixa de diálogo de logins salvos (‘Informações da página/Segurança/Exibir senha salva)’, copiar para a área de transferência é feito sem a necessidade de digitar uma senha. Assim, o diálogo de entrada de senha é exibido. Porém, os dados são copiados para a área de transferência independentemente da precisão da senha digitada. Então, é necessário que antes que a senha mestra seja inserida corretamente pelo menos uma vez nos quadros da sessão atual.

Outra solução que foi implementada no Firefox 68.02 está relacionada ao problema de carregar imagens após recarregar a página. O erro também apareceu no Google Maps.

Por outro lado, havia um erro que causou o corte de alguns caracteres especiais no final da consulta de pesquisa na barra de endereço. Por exemplo, o ponto de interrogação e o símbolo “#” foram eliminados.

Das outras mudanças notáveis ??desta versão, podemos encontrar:

  • Você pode baixar fontes através do URL “file: //” ao abrir uma página de uma mídia local
  • O problema com a impressão de mensagens do aplicativo da Web do Outlook foi solucionado (anteriormente apenas o cabeçalho e o rodapé eram impressos)
  • Corrigido um erro que causava uma falha ao iniciar aplicativos externos configurados como controladores para determinados URIs.

Finalmente, só resta mencionar que a próxima ramificação do Firefox 69 é esperada para a primeira semana de setembro , sendo mais preciso seguindo o cronograma de lançamento do Mozilla, se tudo correr como planejado, o Firefox 69 estará entre nós em 3 de setembro.

A partir desta nova ramificação, já conhecemos alguns detalhes que serão incluídos. Entre os quais, a decisão de desabilitar o conteúdo do Flash é destacada, mesmo que continue a ter suporte até o ano que vem.

Além disso, podemos mencionar também o bloqueio da reprodução automática de conteúdo, bem como um gerador de senhas embutido no navegador.

Como instalar ou atualizar para o Firefox 68.0.2 no Ubuntu e derivados?

Para poder atualizar para esta nova versão corretiva do navegador e até mesmo instalar. Se você não tiver isso, siga as instruções abaixo.

Usuários do Ubuntu, Linux Mint ou algum outro derivado do Ubuntu, podem instalar ou atualizar para esta nova versão com a ajuda do PPA.

Isso pode ser adicionado ao sistema abrindo um terminal e executando o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-mozilla-security/ppa -y

sudo apt-get update

Feito isso agora você só precisa instalar com:

sudo apt install firefox

Para as demais distribuições Linux, você pode baixar os pacotes binários a partir do seguinte link. Ou verifique se a nova versão já foi incorporada nos repositórios da sua distro.

Outra maneira de atualizar o navegador para a versão mais recente é abrir o navegador aqui. Os usuários podem procurar manualmente por novas atualizações no menu Firefox -> Ajuda -> Sobre o Firefox. O Firefox irá procurar automaticamente por uma nova atualização e instalá-lo. Porém, isso não vale para o Linux. 

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile