in

Firefox terá recurso de tradução de páginas

Navegador da Mozilla segue o mesmo caminho do Chrome.

Firefox terá recurso de tradução de páginas

Da mesma forma que seu concorrente Google Chrome, o navegador Mozilla Firefox terá recurso de tradução de páginas. Contudo, o recurso de tradução de páginas do Firefox funcionará offline, com uma biblioteca local, em vez de serviços de tradução baseados em nuvem. Portanto, apesar de ter a mesma função, o recurso de tradução de páginas do Firefox será diferente daquele suportado no Google Chrome.

Em vez de confiar nos serviços de tradução de texto baseados na nuvem (como Google Translate, Bing Translator ou Yandex.Translate), o Firefox usará uma biblioteca de tradução baseada no aprendizado de máquina do cliente.

Recurso desenvolvido com fundos da União Europeia

Firefox terá recurso de tradução de páginas

Atualmente, essa biblioteca está sendo desenvolvida como parte do Projeto Bergamot, que recebeu 3 milhões de euros (US $ 3,35 milhões) em financiamento da UE do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia.

Essa mudança para a tradução do lado do cliente capacita os cidadãos a preservar sua privacidade e aumenta a adoção de tecnologias de idiomas na Europa em setores que exigem confidencialidade, disseram os pesquisadores da Bergamot em janeiro, depois de garantir o financiamento.

A tecnologia está atualmente em desenvolvimento ativo, e a Mozilla começou a contratar engenheiros de tradução de máquina neural para integraro Bergamot no Firefox. Depois de concluída, a biblioteca também será liberada sob uma licença de código aberto.

Mozilla já tentou isto antes

A maior parte do trabalho será feita para aperfeiçoar a biblioteca Bergamot, em vez de modificar a base de código do Firefox. O Firefox já é fornecido com uma interface de usuário (UI) para suportar um recurso de tradução de página.

Essa interface do usuário foi adicionada alguns anos atrás, quando o Mozilla queria adicionar um recurso de tradução de página semelhante ao do Google Chrome. Os planos foram descartados depois que a Mozilla percebeu que o suporte ao recurso incorreria em custos financeiros maciços que não poderia suportar.

No entanto, a Mozilla sempre quis um recurso semelhante ao Chrome, e a interface do usuário foi deixada dentro do Firefox, enquanto as chaves da API para vários serviços de tradução nunca foram adicionadas, com engenheiros esperando que a liderança acabe encontrando o dinheiro para apoiá-lo, ou um melhor solução surgirá no futuro.

Como ativar o recurso

Os utilizadores podem ativar esta UI, indo para o about:config página de opções, e permitindo que o browser.translation.ui.show e as configurações browser.translation.detectLanguage. Os usuários do Firefox Nightly podem ativar essas duas opções para ver como o trabalho no Bergamot avança.

Na semana passada, a desenvolvedora do Firefox Kelly Davis publicou duas demos de Bergamot em ação, mostrando que a biblioteca existiu na fase conceitual e agora está em um estado utilizável. Então, os vídeos podem ser vistos acima.

Fonte: ZDNet

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

A princípio, o Google Stadia não funcionará por conexão de dados móveis

A princípio, o Google Stadia não funcionará por conexão de dados móveis

Linux Kernel 5.3 chegou ao fim da vida útil

Linux 5.4-rc4 chega como outro candidato normal