in

Firefox trabalha no Wayland VA-API Video Acceleration

Esta novidade deve fazer parte do navegador em breve.

Firefox 74 é oficialmente lançado com DNS sobre HTTPS

A Mozilla não para de trazer novidades importantes para seu navegador Firefox que é instalado por padrão em muitos sistemas operacionais Linux. São notícias emocionantes desta semana para usuários do Firefox rodando em Wayland.

Firefox trabalha no Wayland VA-API Video Acceleration

Firefox trabalha no Wayland VA-API Video Acceleration

Martin Stránský, da Red Hat, que está na equipe do Fedora Firefox e esteve envolvido na criação do suporte ao Wayland no Firefox, trabalhou em uma melhoria interessante para o navegador. Martin nesta semana publicou um patch implementando a aceleração de vídeo VA-API baseada em FFmpeg para o Firefox em Wayland.

Ao implementar o suporte recente ao Wayland DMA-BUF no Firefox, finalmente é possível com este patch ter decodificação de vídeo acelerada por GPU da API de aceleração de vídeo (Video Acceleration API: API-VA) no navegador ao executar nativamente no Wayland.

O que é e para que serve isso?

A VA-API é a API de aceleração de vídeo desenvolvida em grande parte pela Intel como um meio de aceleração de codificação e decodificação de vídeo baseada em GPU. A VA-API é suportada pelo driver gráfico Intel Linux, o driver Poulsbo, e agora existe um rastreador de estado VA-API agora não mantido no Gallium3D. Há também um back-end VDPAU para VA-API para usar aplicativos VA-API com hardware gráfico NVIDIA e separadamente o VDPAU state tracker.

Com o suporte ao dmabuf já implementado, deve ser possível implementar a reprodução VAAPI pelo ffmpeg. Eu já verifiquei se a reprodução funciona bem no Wayland/Intel no mpv player, que também usa ffmpeg para decodificar quadros e vaExportSurfaceHandle () para converter AVFrame no layout de memória dmabuf.

Algum trabalho de integração precisa ser feito para carregar o buffer dmabuf por MediaDataDecoder::DecodedData para corrigir o TextureClient e mapeá-lo como EGL, afirmou Martin.

O código do trabalho em andamento para o Firefox com aceleração VA-API em Wayland pode ser encontrado neste relatório de bug da Mozilla. O foco está na aceleração de vídeo Intel com VA-API, mas, no final das contas, deve acabar funcionando perfeitamente com outras implementações de driver de VA-API.

Existe uma grande expectativa de que o Firefox Wayland VA-API Video Acceleration esteja pronto para uso muito em breve.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.