in

Firefox vai bloquear solicitações de notificação do site por padrão

Engenheiros do Firefox e do Chrome começaram a tentar corrigir. A versão Nightly do Firefox da Mozilla iniciou uma experiência de duas semanas na segunda-feira que bloqueia todas as solicitações de notificação, a menos que o usuário tenha clicado ou digitado algo no site.

Firefox 69 introduz novo recurso para otimizar desempenho da guia ativa

Você sabe como os sites solicitam permissão para enviar notificações a você o tempo todo e como você quase nunca concorda com isso? A Mozilla também percebeu isso e iniciou um experimento em sua compilação do navegador Firefox Nightly. Ele bloqueia essas solicitações até que os usuários realizem determinadas ações em um site.

De acordo com dados da Mozilla coletados em dezembro e janeiro, menos de três por cento dos pedidos de notificação enviados para usuários do Firefox foram concedidos durante esse período; a maioria foi ignorada e quase um em cada cinco fez com que os usuários saíssem imediatamente do site enviando a solicitação.

Mudanças até o final do mês

Protótipo de novo prompt sem interação do usuário

Até o dia 29 de abril, o Firefox Nightly só mostrará solicitações de notificação depois que os usuários clicarem ou digitarem um site. A partir de 15 de abril, um ícone também aparecerá na barra de endereço. Ele vai indicar que o site deseja enviar notificações. A Mozilla reconhece que esta provavelmente não é a solução mais elegante para o problema. No entanto, o objetivo do Firefox Nightly é testar recursos.

O engenheiro do Chrome, Alex Russell, também twittou recentemente que sua equipe está “investigando muitas estratégias para conter” o spam de solicitação de notificação.

As notificações do site podem ser úteis. Assim, por exemplo, quando você deseja que sua agenda baseada na Web o alerte para uma reunião futura. Da mesma forma, serve quando uma mensagem importante chegar ao seu bate-papo on-line. Porém, um teste de um mês da Mozilla fez uma importante descoberta. As pessoas que usam a versão beta de seu navegador Firefox negam essa requisição 97% do tempo.

É por isso que a Mozilla e o Google estão explorando maneiras de bloquear solicitações de permissão de notificação. O bloqueio acontecerá até que algum tipo de ação no site ofereça uma escolha melhor aos usuários.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

linux-vs-windows-uma-guerra-que-a-microsoft-perdera

Linux vs Windows – Uma guerra que a Microsoft perderá!

o-linux-por-tras-do-google-2019

O Linux por trás do Google!