Firefox vai isolar sites para ser mais seguro.

Assim como o navegador Chrome, o Firefox vai isolar sites para ser mais seguro. Isso ocorrerá com a função Site Isolation. No entanto, esta será uma versão própria do recurso. O Firefox é um dos principais concorrentes do Chrome, que domina o ‘mercado’ de navegadores com nada menos, que 99% dos usuários de internet. Já o Firefox é bastante usado nos sistemas operacionais Linux.

Firefox vai isolar sites para ser mais seguro

Habilitando Site Isolation no Chrome/OSX Daily

A função Site Isolation permitirá separar as redes por domínios, para que a segurança seja aumentada ao navegar na Internet. Literalmente, cada domínio será um processo de computador, como acontece no Google Chrome.

Pode ser que você tenha um site que você acessou explore uma vulnerabilidade do navegador que você está usando. Portanto, é possível acessar dados de outros sites que estejam  abertos ou que tenhamos visitado antes.

Quando haverá o recurso?

Firefox vai isolar sites para ser mais seguro.

A nova função virá instalada por padrão e não poderá ser desativada. Ela protegerá um site de outro, tratando cada domínio web de forma distinta e cada um terá seu próprio espaço.

É como se cada domínio tivesse “sua bolha” e não pudesse estar em contato nem com o exterior da bolha, nem com o interior de outras bolhas. Assim, só poderia interagir com o que está dentro de seu espaço, que são as teias de seu domínio. Isso é o que é conhecido na ciência da computação como uma  sandbox .

O projeto Mozilla para tornar essa realidade em seu navegador da web é chamado de Project Fission, e está em desenvolvimento desde abril deste ano, embora ainda esteja em estágio inicial. No entanto, esta implementação é relativamente simples, especialmente quando se lembra que o Firefox já funciona com multiprocessos.

Ao mesmo tempo, a Mozilla confirma que está trabalhando para reduzir o consumo de RAM ainda mais. Isso será feito através de um novo projeto chamado Fission MemShrink que já está em testes desde meados deste mês.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Governos abandonam o software livre

Previous article

Sai versão beta do Linux Mint Debian Edition 3 “Cindy”

Next article

You may also like

More in Notícias