Flathub em 2023 tem nova experiência na Web e uploads diretos de aplicativos

O suporte RISC-V também pode ser implementado em 2023 para aplicativos Flatpak.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O CEO da Endless OS Foundation e presidente do Conselho do GNOME, Robert McQueen, compartilha com 9to5Linux.com detalhes sobre os planos que o Flathub tem para 2023, dando-nos uma visão antecipada dos recursos mais interessantes que estão chegando aos aplicativos Flatpak no desktop Linux. Flathub em 2023 tem nova experiência na Web e uploads diretos de aplicativos.

Atualmente, o Flathub oferece mais de 2.000 aplicativos no formato binário universal Flatpak de mais de 1.500 colaboradores e fornece algo em torno de 700.000 downloads de aplicativos todos os dias. Acho que é seguro dizer que, olhando para esses números, o Flatpak é atualmente o formato de aplicativo universal mais popular para a área de trabalho do Linux, superando formatos semelhantes como AppImages e em breve os Snaps da Canonical.

“Flatpak, na minha opinião, resolveu o maior problema técnico que impediu o crescimento e a aceitação do Linux no desktop nos últimos 25 anos: ou seja, a dificuldade dos desenvolvedores de aplicativos publicarem seu trabalho de uma maneira que o torne fácil para as pessoas descobrirem, baixarem, instalarem e usarem”, disse Robert McQueen.

Flathub em 2023 tem nova experiência na Web e uploads diretos de aplicativos

Para 2023, o Flathub promete uma experiência web totalmente nova e moderna, que você já pode experimentar em uma versão beta aqui , nova marca e uploads diretos de aplicativos, um recurso que abre caminho para outros recursos interessantes, como a capacidade de criar aplicativos Electron fora do Flatpak Builder ou conduzindo uploads automáticos do Flathub a partir de ações do GitHub ou fluxos de CI do GitLab.

O Flathub também promete novos recursos de verificação para distinguir os aplicativos que são carregados por seus desenvolvedores, habilitar os subconjuntos de repositórios Flatpak para permitir que os usuários selecionem apenas aplicativos verificados e/ou FLOSS, permitir que os desenvolvedores de aplicativos ofereçam assinaturas em seus aplicativos e automatizar o linting e a segurança digitalização no back-end.

Flathub em 2023 tem nova experiência na Web e uploads diretos de aplicativos

O suporte RISC-V também pode ser implementado em 2023 para aplicativos Flatpak, mas esse recurso está atualmente apenas no papel, portanto, se você quiser ajudar os desenvolvedores do Flathub a transformá-lo em realidade, não hesite em contatá-los. Um Conselho Consultivo também está planejado para 2023 para expandir a governança da Flathub, juntamente com uma entidade legal independente para possuir e operar a Flathub.

2023 é o ano dos aplicativos Flatpak na área de trabalho do Linux? Saiba mais sobre os planos da Flathub aqui.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.