Flathub quer se tornar a loja de aplicativos universal do Linux

Algumas mudanças estão sendo implementadas no Flathub para melhorá-lo

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

O Flathub é uma excelente alternativa à Snap Store da Canonical. E tem sido um portal popular como repositório Flatpak. Agora, o Flathub quer se tornar a loja universal de aplicativos Linux. Para isso, as mudanças já foram iniciadas.

O pessoal do Flathub está dando um passo adiante ao iniciar uma reformulação completa da marca e planos para evoluir a plataforma. Vamos ver o que o futuro do Flathub reserva. Mas, aparentemente, a experiência deve ser melhorada.

Remarcação Flathub

flathub-quer-se-tornar-a-loja-de-aplicativos-universal-do-linux

A aparência do Flathub está pronta para mudar com o rebranding liderado por Jakub Steiner do GNOME. Ele se concentrou em tornar a nova identidade do Flathub não muito barulhenta, com os holofotes sempre voltados para os próprios aplicativos.

Ele também menciona:

Construir uma marca em cinzas neutros não é uma venda fácil, mas visa precisamente o ponto principal da marca Flathub.

Ela cria o palco para os aplicativos brilharem. Flathub não é chamativo por si só. Ele permite que os aplicativos estejam no centro de sua atenção.

Flathub App Store pode se tornar universal no Linux

flathub-quer-se-tornar-a-loja-de-aplicativos-universal-do-linux
Imagem: Reprodução | It´s FOSS News

A Fundação GNOME e o KDE têm feito um bom progresso para construir e melhorar o Flathub. Tem evoluído a um ritmo impressionante desde o seu lançamento em 2017. Em uma proposta recente no mês passado, algumas coisas interessantes foram planejadas com foco em tornar o Flathub um ecossistema de aplicativos Linux que incentiva seus editores.

Em termos mais simples, eles querem transformar o Flathub em uma loja de aplicativos completa que permitirá que os editores lucrem com seus aplicativos, o que deve melhorar a situação do financiamento. Essas barreiras financeiras impedem que desenvolvedores em potencial desenvolvam aplicativos de código aberto, o que, por sua vez, dificulta o crescimento do ecossistema de código aberto como um todo.

Outra coisa destacada na proposta é que,

Um ecossistema de aplicativos saudável é essencial para o sucesso do desktop OSS, para que os usuários finais possam confiar e controlar seus dados e plataformas de desenvolvimento no dispositivo à sua frente.

Como o Flathub conseguirá isso? Uma doação recorrente ou sistema de assinatura é uma das principais adições planejadas. Coisas como ferramentas de revisão para evitar admissões abusivas de aplicativos, varreduras de segurança automatizadas e algumas mudanças mais sutis também foram planejadas.

Além disso, o Flathub precisa de ferramentas para impedir que nomes, descrições, capturas de tela etc. de aplicativos enganosos estejam na plataforma e bloqueá-los até que sejam revisados ??para manter as coisas verificadas.

No geral, para resumir, aqui estão as coisas que você pode esperar:

  • Sistema de doação recorrente ou sistema de assinatura
  • Aplicativos pagos
  • Ferramentas internas para melhorar o processo de revisão de aplicativos do flathub e monitorar alterações para atualizações
  • Você pode encontrar algumas implementações aparecendo no portal beta do Flathub, como o novo sistema de verificação de aplicativos.

Além disso, eles pretendem estabelecer uma nova entidade legal, Flathub LLC, para possuir e operar o serviço.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.