Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Linux

27/04/2021 às 07:00

5 min leitura

Por Claylson Martins

Flatpak 1.12 terá melhorias no Steam e melhor suporte para programas TUI

O novo Flatpak 1.11.1 acaba de ser lançado esta segunda-feira como o primeiro passo de desenvolvimento para o eventual lançamento estável do Flatpak 1.12. Fazpaarte, portanto, da da primeira versão de desenvolvimento da nova série. Assim, o Flatpak 1.11.1 traz algumas mudanças de recursos notáveis. Uma dessas mudanças no Flatpak 1.11.1 que vale a pena mencionar é permitir que sub-sandboxes tenham um /usr e/ou /app diferente. Este recurso está sendo usado inicialmente pelo Flatpak Steam para lançar jogos dentro de seu próprio tempo de execução de contêiner, aparecendo como um /usr. Basicamente, ele será capaz de lidar com o Steam Linux Runtime em um ambiente de sandbox Flatpak. O anúncio é do desenvolvedor do Debian e engenheiro do Collabora Simon McVittie.

Por outro lado, o Flatpak 1.11.1 também tem melhor suporte para programas de interface de usuário de texto / linha de comando, como o GNU Debugger (GDB) e editor de texto Nano. O problema até agora era a variável de ambiente “TERM” não ser exposta ao software contido, o que quebrou programas baseados em Ncurses. Com o TERM agora aprovado no Flatpak-Enter, os gostos do GDB e Nano devem funcionar dentro do Flatpak.

Flatpak 1.11.1 agora também compartilha o mesmo diretório /tmp e $ XDG_RUNTIME_DIR entre todas as instâncias do mesmo software de ID de aplicativo. Também há suporte opcional para compartilhar o mesmo diretório de memória compartilhada /dev /shm .

Esta versão de desenvolvimento também contém correções para falhas de teste em hardware não x86_64 e uma variedade de outras correções. Downloads e mais detalhes sobre este marco de desenvolvimento em direção ao Flatpak 1.12 podem ser encontrados via GitHub.

Flatpak 1.12 terá melhorias no Steam e melhor suporte para programas TUI

Entre outras mudanças, o próximo lançamento do Flatpak 1.12 usará o gerador de analisador de propósito geral GNU Bison para construir parse-datetime.y, fornecerá informações sobre suporte de segurança e relatórios de vulnerabilidade de segurança, moverá todos os submódulos Git para o subprojects/diretório e criará vários sockets em run/flatpak com links simbólicos em $XDG_RUNTIME_DIR.

Ele também promete melhor suporte para sistemas não x86_64, implantação aprimorada de controles remotos locais no auxiliar do sistema, suporte para consultas polkit não interativas ao operar no modo não interativo, a capacidade de pular a cópia de flatpaks de dados extras ao usar o comando flatpak create-usb, suporte para arquivos tar em formato pax e várias outras mudanças que você pode analisar no changelog.

A série Flatpak 1.12 é desenvolvida atualmente sob o guarda-chuva Flatpak 1.11, e a primeira versão de desenvolvimento, Flatpak 1.11.1, agora está pronta para teste público e pode ser baixada da página GitHub do projeto. No entanto, observe que esta é uma versão de pré-lançamento, não adequada para uso em ambientes de produção.

Com informações de Phoronix e 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×