in

Flatpak 1.7 entra em desenvolvimento com novos recursos e melhorias

A série será lançada com uma grande mudança, a instalação simplificada do suporte OSTree P2P.

Flatpak 1.7 entra em desenvolvimento com novos recursos e melhorias

O mantenedor do Flatpak Alexander Larsson anunciou hoje uma nova série de versões instáveis ??do formato binário universal para sistemas operacionais baseados em Linux. Assim, o Flatpak 1.7 entra em desenvolvimento com novos recursos e melhorias. A série Flatpak 1.7 será lançada com uma grande mudança, a instalação simplificada do suporte OSTree P2P (ponto a ponto).

Como tal, o Flatpak 1.7 e versões posteriores não suportam mais a instalação de aplicativos de pares da rede local. Além disso, o sideloading de um dispositivo USB local não será mais automático. Então, os usuários devem habilitar o recurso configurando um repositório de sideload.

O repositório sideload pode ser criado através da ligação simbólica de/var/lib/flatpak/sideload-repos ou /run/flatpak/sideload-repos, disse Alexander Larsson, que promete que o suporte ao P2P será mais eficiente devido a essa alteração.

Flatpak 1.7 entra em desenvolvimento com novos recursos e melhorias

Flatpak 1.7 entra em desenvolvimento com novos recursos e melhorias

A primeira versão da série instável Flatpak 1.7 também apresenta novas permissões de sistema de arquivos “host-etc” e “host-os” para dar acesso ao sistema /usr e /etc.

Além disso, torna o libsystemd opcional no configure, introduz a montagem somente leitura dos soquetes do diário e torna o diretório host / lib acessível como /run/host/lib se um aplicativo Flatpak tiver acesso ao sistema de arquivos.

Além disso, o código Flatpak foi simplificado e agora usa o variant-schema-compiler para gerar um código mais eficiente para analisar arquivos GVariant do OSTree, um sistema para versionar atualizações de sistemas operacionais baseados em Linux.

Por último, o componente de exportação de documento obtém suporte para diretórios de exportação, o que requer a nova versão do portal, e o recurso de migração do DConf agora suporta números de versão nos caminhos dos objetos.

Já pode baixar

O Flatpak 1.7.1 pode ser baixado da página do GitHub do projeto. No entanto, não é recomendado para uso em produção. Muito provavelmente, a série instável Flatpak 1.7 será lançada antes da versão estável 1.8.

Enquanto isso, a versão estável do Flatpak 1.6.3 também chegou hoje.  Ela vem com:

  • uma correção para uma regressão no cálculo de progresso de aplicativos usando dados extras;
  • bubblewrap 0.4.1;
  • uma correção para falha no “reparo flatpak” que ocorreu quando nenhum controle remoto foi configurado;
  • autenticador OCI atualizado e traduções atualizadas.

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

em-casa-como-os-pais-podem-ajudar-os-filhos-a-ficarem-mais-seguros-na-internet

‘Em casa’: Como os pais podem ajudar os filhos a ficarem mais seguros na Internet

Fedora 32 entra na fase Final Freeze

Fedora 33 planeja usar o OpenJDK 11 como a versão padrão do Java