Flatpak é atualizado e ganha novas funcionalidades

Flatpak 1.10 é lançado com várias novidades

Com o Flatpak 0.11.4, a equipe de desenvolvimento atualizou o comando “flatpak build ” para permitir que ele sempre use o suporte a múltiplos arcos, bem como para montar extensões de aplicativo durante o processo de criação. Além disso, o comando “flatpak build-init ” agora suporta a adição de pontos de extensão anteriores ao build-finish usando o argumento –extension. Já o build-finish agora suporta o argumento –remove-extension. Neste artigo, confira as informações sobre a atualização do Flatpak que ganhou novas funcionalidades.

Atualizações também foram feitas para o comando “flatpak uninstall “, que agora pode escolher o usuário ou sistema automaticamente se não for especificado, o comando “flatpak run“, que recebeu várias novas opções como –no-a11y-bus e – -no-documents-portal . Além disso, os usuários agora podem usar o “flatpak remove ” (sem aspas) como um alias para o comando “flatpak uninstall “.

Portal Flatpak permite que aplicativos sejam criados

Entre outras mudanças interessantes implementadas no lançamento do Flatpak 0.11.4, podemos mencionar que o novo Portal Flatpak. Agora ele permite que os aplicativos sandbox, assim como para reiniciar uma versão mais nova, também tenham suporte para aplicativos em descontinuados, e um novo formato de  AppStream torna a distribuição mais eficiente. Para compatibilidade com versões anteriores, a ramificação AppStream mais antiga ainda é gerada.

Há também vários ajustes menores, mas importantes, que devem tornar sua experiência Flatpak melhor e mais agradável. Assim, entre as mudanças o fato de que a versão flatpak está agora incluída no agente do usuário durante o download de aplicativos. Além disso, a atualização de vários aplicativos se torna mais rápida. O libflatpak aprendeu novas maneiras de listar remotos por tipo e suporta a busca de metadados remotos.

O Flatpak 0.11.4 traz a reestruturação interna do código-fonte. Assim, issi deve melhorar a manutenção geral e o desempenho das instalações e atualizações. Então, por último, uma nova opção X-Flatpak-RunOptions foi adicionada nos arquivos da área de trabalho exportada. Assim, isso vai permitir que você especifique os no-documents-portal e no-a11y-bus.

Você pode fazer o download da versão mais recente do Flatpak agora mesmo no GitHub .
Sair da versão mobile