flatpak-para-windows-WSL-flatpak

Na última segunda (17), o desenvolvedor Red Hat e criador do Flatpak Alexander Larsson, começou a fazer teste no que pode ser o Flatpak para Windows. A ideia por trás do Flatpak é ser fácil de instalar evitando erros comuns dos empacotamentos tradicionais, além disso o Flatpak gerante isolamento do sistema operacional e de outras aplicações, ou seja, o pacote vai vir com todas as informações dependências sem necessidade de mais comandos.

Mas o Flatpak para Windows ainda esta bem verde, no entanto, nos testes que o Larsson fez, o desenvolvedor conseguiu instalar algumas aplicações. Em suma, ele não acha muito interessante o famoso WSL (Subsistema Linux para Windows) porque não acredita que o Windows seja carente de programas nativos. O que justificaria ter um subsistema do Linux no Windows, seria o fato de querer executar aplicações que existam somente para Linux, mas diz que do ponto de vista técnico o WSL pode ser interessante.

Testes com o Flatpak para Windows

Ele usou o Ubuntu em seus testes, e também disponibilizou o código no GitHub e deixou claro que é um experimento que pode dar certo. E assim surge o WSL flatpak, ou simplesmente o Flatpak para Windows.  Com isso, logo mais em breve será possível instalar qualquer aplicativo empacotado como Flatpak no Windows, desde que siga as instruções contidas no tutorial criado pelo desenvolvedor.

Durante os testes, Alexander percebeu alguns bugs graves que precisam ser corrigidos, mas também deixou claro que a segurança do isolamento que é atualmente garantido nas distribuições GNU/Linux, por hora, não pode ser garantida no Flatpak para Windows (WSL flatpak). Além isso, as aplicações podem depender de alguns itens do Linux que não existem no Windows como o pulseaudio ou vários serviços dbus.

flatpak-para-windows-WSL-flatpak

Por hora, ele conseguiu rodar vários jogos, o GNOME, KDE Apps e até a versão para Linux do Telegram. E como prova, ele deixou um print com algumas das aplicações que foram testadas. Se você quer mais informações sobre o Flatpak para Windows recomendo ver o post criado pelo Alexander, ou se quiser instruções de instalação confira o GitHub.

Emanuel Negromonte
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Como instalar o PPSSPP 1.6.3, emulador Sony PSP no Ubuntu

Previous article

Como instalar o Chromium no Ubuntu

Next article

You may also like

More in Notícias