SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Fleet Commander: uma nova ferramenta para Red Hat, Fedora ou CentOS

A Red Har surpreendeu a todos com a novidade. Conheça o Fleet Commander!

A boa notícia já está circulando em todas as comunidades, em especial a Comunidade Fedora. Mas, antes de mais nada vamos à apresentação da ferramenta Fleet Commander.

O que é o Fleet Commander?

O Fleet Commander está pronto para uso e já ganhou até site. A ideia é que ele facilite o processo de implantação e gestão de desktops, e que neste momento está ganhando força entre os desenvolvedores do Fedora/Red Hat Enterprise Linux (RHEL). O Fleet Commander é recomendado para quem tem vários desktops usando um dos dois sistemas e precisa ter o controle sobre eles.

O Fleet Commander possui ferramentas de administração baseadas na Web do Cockpit e o FreeIPA para tornar mais fácil para os administradores do sistema. Ele é semelhante aos objetos de política de grupo como no Active Directory no Windows.

O Fleet Commander suporta apenas desktops usando GNOME que executam o Fedora ou RHEL e facilita o gerenciamento de aplicativos instalados, configurações de rede e outros serviços geralmente configurados pelos administradores de sistemas nas empresas. Vale lembrar que testes para o CentOS já estão sendo realizados e a ideia é que mais sistemas GNU/Linux possam receber o suporte esperado, sem falha e sem erros, atendendo a demanda em larga escala.

O desenvolvedor Alberto Ruiz havia dito que o desenvolvimento da Fleet Commander estaria pronto bem antes do próximo lançamento do Fedora 27. Mais detalhes sobre o projeto podem ser encontrados através do seu blog.  E como dissemos, há também um novo site de projeto. Confira os links abaixo.

Nota: Sobre o uso da ferramenta em outras distribuições, oficialmente nada foi mencionado, mas a qualquer momento outras distribuições devem receber o suporte, é uma questão de tempo.

Projeto Fleet Commander Blog do Alberto Ruiz

Comentários