França exige que a Apple retire o iPhone 12 de circulação por emitir altos níveis de radiação!

Os usuários do iPhone 12 franceses foram pegos de surpresa, com a proibição da venda desses dispositivos no país. A Agência Nacional de Frequência Francesa – Agence Nationale des Fréquences (ANFR) pediu à Apple que retirasse os smartphones iPhone 12 do mercado francês porque o aparelho emite energia de radiofrequência que está além do limite permitido (altos níveis de radiação) para ser absorvido pelo corpo humano.

iPhone 12 emite altos níveis de radiação

A agência francesa responsável pela proibição, testou mais de 140 dispositivos móveis de vários fornecedores para verificar a conformidade com os valores específicos da taxa de absorção (SAR). Com base na sua análise, a agência resolveu proibir a venda do aparelho no país.

SAR é uma medida da taxa de absorção de energia de RF (radiofrequência) pelo corpo a partir de uma fonte medida, neste caso um telefone celular. Fornece um meio de avaliar a exposição à transferência de energia por ondas de rádio.

Nível SAR significativamente mais alto

Muitas agências reguladoras em todo o mundo estabelecem limites de segurança para os níveis de SAR para garantir que os consumidores possam desfrutar dos seus produtos eletrônicos, especialmente telemóveis, com riscos minimizados.

O Bleeping Computer nos lembra que a Comissão Federal de Comunicações (FCC) nos EUA estabeleceu o limite de SAR em 1,6 watts/kg, por exemplo, enquanto o Conselho da União Europeia recomendou um limite de 2,0 W/kg para tecidos corporais e 4,0 W/kg para áreas do corpo mais expostas, como mãos e pulsos.

A ANFR afirma ter realizado recentemente medições em 141 telefones disponíveis no mercado francês, contratando um laboratório credenciado, onde constatou que o valor SAR do iPhone 12 para membros é de 5,74 W/kg, excedendo o limite de 4,0 W/kg em 43,5%.

Assim, a agência exige que a Apple retire todos os dispositivos iPhone 12 do mercado francês e tome as medidas necessárias para torná-los compatíveis com os regulamentos europeus. Além disso, caso a Apple não consiga remediar o nível SAR excessivo, a agência ameaça impor um recall forçado do produto, de modo que os atuais proprietários do iPhone 12 terão que devolvê-los ao fornecedor e receber um substituto.

A ANFR exigiu que a Apple retirasse o iPhone 12 do mercado francês, a partir de 12 de setembro de 2023, uma vez que as medidas mostram que a taxa de absorção específica (SAR) excede os limites estabelecidos.

A ANFR espera que a Apple utilize todos os meios disponíveis para pôr fim ao incumprimento. A inação resultará na recolha de equipamentos que já foram disponibilizados aos consumidores.

Agence Nationale des Fréquences

A ANFR observa que a medição de SAR do iPhone 12 para o corpo do usuário está dentro do limite, abaixo de 2,0 W/kg.

A atualização de firmware pode resolver o problema

Reduzir o valor SAR de um telefone já lançado é um desafio, uma vez que as propriedades físicas e o design do dispositivo foram finalizados, portanto, adicionar ou modificar materiais de blindagem é praticamente impossível.

No entanto, a Apple pode ser capaz de reduzir o SAR no iPhone 12 por meio de uma atualização de software ou firmware que ajuste os algoritmos de transmissão do telefone que gerenciam os níveis de energia do telefone durante várias operações, reduzindo a emissão de radiação conforme necessário.

Dado o seu preço reduzido ao longo do tempo e o suporte de software de longo prazo da Apple que cobre o modelo, o iPhone 12 continua a ser uma escolha popular de smartphone. Então, a empresa precisará fazer esses ajustes nesse aparelho.

Via: Bleeping Computer
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile