Free Software Foundation perde apoio financeiro da Red Hat após o retorno de Richard Stallman

Free Software Foundation perde apoio financeiro da Red Hat após o retorno de Richard Stallman

Está cada vez mais caro o apoio da direção da Free Software Foundation ao polêmico retorno de Richard M. Stallman ao conselho de diretores da FSF. Além de consequências danosas à imagem da Fundação, esse retorno começa a pesar, e muito, no bolso. Como já falamos, toda a comunidade open source está em pé de guerra com essa atitude. Então, agora, chegou a vez de gigantes se posicionarem. Deste modo, a Free Software Foundation perde apoio financeiro da Red Hat após o retorno de Richard Stallman.

A multinacional americana de código aberto, doadora de longa data e contribuidora dos projetos administrados por esta fundação, disse em um comunicado que “ficou horrorizada ao saber que [Richard Stallman] havia voltado para o conselho de diretores da FSF”. Sendo assim, a Red Hat suspende o financiamento das atividades da FSF devido à reintegração de Richard Stallman em seu conselho de diretores

Com base nas circunstâncias que levaram à renúncia em 2019 e seu retorno neste momento, a Red Hat decidiu se posicionar. Assim, a empesa suspendeu imediatamente todo o financiamento para a Free Software Foundation e qualquer evento organizado pela entidade.

Free Software Foundation perde apoio financeiro da Red Hat após o retorno de Richard Stallman

Em 2019, pedimos ao conselho da FSF que aproveitasse a oportunidade criada pela saída de Stallman para fazer a transição para um conselho mais diverso e inclusivo. A FSF deu apenas alguns passos nessa direção.

O retorno de Richard Stallman reabriu as feridas que esperávamos sarariam lentamente após sua saída. Acreditamos que, para reconquistar a confiança da comunidade de software livre em geral, a FSF deve fazer mudanças fundamentais e duradouras em seu governo, afirmam diretores da Red Hat.

Richard M. Stallman renunciou à Free Software Foundation e ao MIT CSAIL em 2019 após a publicação de um artigo. Este cita um e-mail dele comentando o caso de um professor do MIT acusado de agressão sexual no complexo Jeffrey Epstein. Então, o fundador da FSF disse na carta que “o termo ‘agressão sexual’ é vago e escorregadio” e que a suposta vítima apareceu perante o professor “totalmente preparada”.A Red Hat “ficou horrorizada ao saber que [Richard Stallman] havia retornado ao conselho de diretores da FSF”

Do mesmo modo, a Red Hat observa que na última quarta-feira o conselho de administração da fundação se comprometeu a fazer uma série de mudanças relacionadas à governança e à nomeação dos membros. 

Não temos razão para acreditar que a declaração mais recente do conselho da FSF sinalize qualquer compromisso significativo com uma mudança positiva, dizem eles

Estamos ansiosos para trabalhar com a FSF e outros para trazê-la de volta. Assim, Deve ser uma organização de defesa eficaz e confiável em linha com sua missão sem fins lucrativos.

Genbeta

Sair da versão mobile