Governança da Free Software Foundation passa por avanços

Free Software Foundation finalmente foca em aplicativos de IA e aprendizado de máquina

A Free Software Foundation (FSF) está avançando em seu novo processo de governança. Três membros provisórios do conselho foram instalados e têm participado das reuniões do conselho desde 23 de março. O conselho se comprometeu com essa abordagem em janeiro de 2022.

Os membros votantes da FSF revisaram as discussões que os membros associados conduziram com potenciais candidatos ao conselho, depois tiveram semanas de discussão com cada candidato individual e selecionaram os candidatos para avançar. Aqueles selecionados se juntaram às discussões do conselho, mas ainda sem a autoridade para votar. Atualizações sobre esses membros provisórios seguirão assim que o período de experiência deles terminar.

Os membros votantes da FSF concluíram sua discussão da maioria dos candidatos e estão pausando a discussão de alguns. A FSF informará os candidatos cuja discussão foi concluída e pedirá que eles ajudem a avaliar a plataforma e o processo. Em seguida, a FSF avaliará os membros atuais do conselho com os membros associados da FSF em agosto, após o que os membros votantes revisarão o feedback recebido e decidirão se cada membro atual do conselho deve permanecer.

Para mais informações sobre o processo do conselho da FSF, consulte o gráfico do processo do conselho. Obrigado por seu apoio contínuo à FSF e ao movimento do software livre.

Além disso, a FSF adotou um novo quadro de governança para os membros do conselho em dezembro de 2021. Este novo quadro inclui um Acordo de Membro do Conselho que enumera as responsabilidades dos membros do conselho e um Código de Ética que estabelece princípios para orientar suas decisões e atividades. Todos os membros atuais do conselho assinaram e se comprometeram a cumprir os novos padrões de governança.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.