in

FreeBSD 12.2 Beta disponível para teste

FuryBSD 2020-Q3 com ambientes Xfce e KDE

FreeBSD 12.2 Beta disponível para teste

Enquanto o FreeBSD 13 não vem, a distribuição da família BSD vai atualizando a versão 12. Sendo assim, o FreeBSD 12.2 beta disponível para testes. A versão definitiva e estável só sairá no próximo mês. Já a série FreeBSD 13 só ficará pronta em março de 2021.

O FreeBSD 12.2 é focado em trazer correções de bugs e suporte expandido de hardware para os usuários atuais do FreeBSD 12. Este fim de semana marca a disponibilidade do primeiro lançamento beta no caminho para o FreeBSD 12.2.

FreeBSD 12.2 Beta disponível para teste

Existem imagens do FreeBSD 12.2-BETA1 disponíveis para teste enquanto o log de alterações permanece em andamento.

Após o lançamento da versão beta de agora, estão os planos para versões beta semanais antes dos release candidates no início de outubro. Se tudo correr bem, o FreeBSD 12.2 principal chegará acontecerá no final de outubro. Enquanto isso, o FreeBSD 13.0-RELEASE está com previsão para o final de março.

FuryBSD 2020-Q3 com ambientes Xfce e KDE

FreeBSD 12.2 Beta disponível para teste

Já outra distro da família BSD que acaba de chegar é a FuryBSD 2020-Q3. Esse número Q3 representa a trimestralidade das atualizações. A distro tem por base o FreeBSD. O diferencial é que ela foca mais em fornecer uma experiência de desktop agradável e que pode funcionar como um LiveDVD para experimentar o BSD de desktop sem instalação.

Com o lançamento do 2020-Q3, o LiveDVD agora está aproveitando o OpenZFS. Assim, inclui sua compressão, reinicialização e funcionalidade de replicação, entre outros recursos. O FuryBSD 2020-Q3 é baseado no FreeBSD 12.1-RELEASE-p9 upstream, vem com o driver NVIDIA 440 da série FreeBSD e o FreeBSD 4.16 KMOD.

Além disso, o Xfce 4.14 agora está disponível como uma das opções de desktop ao lado do KDE. Possui suporte VMSVGA para uso do VirtualBox 6, e outros pacotes atualizados. Esta versão do FuryBSD também tem melhor suporte para laptop com manipulação aprimorada de touchscreen e trackpad.

Quem quiser saber mais sobre o FuryBSD pode visitar FuryBSD.org e experimentar as imagens ISO do KDE ou do Xfce.