FreeBSD, CentOS, Tails e Proxmox anunciam novas versões

Em menos de uma semana, várias distribuições Linux anunciaram importantes lançamentos. Além disso, há distribuições baseadas no BSD. Confira neste post que FreeBSD, CentOS, Tails e Proxmox anunciam novas versões. Porém, há outras novidades.

FreeBSD

O FreeBSD 12.0 fez sua estréia como a mais recente versão estável deste popular sistema operacional BSD. 

O FreeBSD 12.0 traz
  •  toolchain de compilação atualizada para LLVM 6.0.1;
  • switches para OpenSSL 1.1.1a;
  • a opção NUMA é ativada por padrão para AMD64 genérico;
  • melhorias significativas no driver VT;
  • vários aprimoramentos no driver gráfico;
  • emulação de dispositivo NVMe para o hipervisor Bhyve;
  • e uma variedade de outras melhorias de suporte de hardware

O resumo completo das alterações do FreeBSD 12.0 pode ser encontrado através do anúncio de lançamento.

Univention

Também acaba de ser lançado o Univention Corporate Server (UCS) 4.3-3. Portanto, esta é a a mais recente atualização da distribuição baseada em Debian do projeto para servidores com um sistema de administração baseado na web.

O Univention Corporate Server (UCS) 4.3 inclui várias atualizações importantes e vários novos recursos. O portal é o ponto de partida para muitos usuários e administradores do UCS.

As categorias ‘Aplicativos‘ e ‘Administração‘ eram estáticas e agora você pode definir suas próprias categorias. Além disso, você pode adicionar links estáticos ao portal. Em muitos ambientes, diferentes usuários devem exibir diferentes blocos. Para fazer isso, os membros do grupo para quem um determinado bloco é exibido são armazenados nos blocos. Anteriormente, você só podia atribuir cada bloco a um grupo. Com o UCS 4.3-3 você pode agora atribuir vários grupos a cada bloco.

Consulte o anúncio de lançamento e as notas de lançamento para obter mais informações. 

Tails

Uma nova versão do Tails foi lançada. Tails é uma distribuição baseada no Debian, cujo objetivo é ajudar seus usuários a navegar na Internet anonimamente e contornar a censura. Esta versão é uma atualização padrão e para a correção de erros.

Principais alterações:
  • adicione uma caixa de diálogo de confirmação entre o download e a aplicação de uma atualização automática para controlar melhor quando a rede está desativada e evitar atualizações aplicadas parcialmente. 
  • Ao executar a partir de uma máquina virtual, avisa sobre a confiabilidade do sistema operacional mesmo ao executar a partir de um software de virtualização gratuito. 
  • Desabilitado o Autocrypt no Thunderbird para evitar o envio de e-mails não criptografados por engano. 
  • Linux para o 4.18.20. 
  • Navegador Tor para 8.0.4;
  • Thunderbird para 60.3.0. 
Problemas corrigidos
  • Corrigir a abertura do Thunderbird em idiomas diferentes do inglês. 
  • Reduza o nível de registro do Tor ao usar pontes. 

Para mais detalhes, leia nosso changelog. Mais informações estão disponíveis no anúncio de lançamento.

GuixSD

O Guix System Distribution (GuixSD) é um sistema operacional construído em torno do gerenciador de pacotes GNU Guix

O sistema operacional oferece
  • recursos avançados de gerenciamento de pacotes, como atualizações e reversões transacionais;
  • ambientes de criação reproduzíveis;
  • gerenciamento de pacotes sem privilégios e perfis por usuário. 
O último lançamento do projeto é o GuixSD 0.16.0, que inclui vários novos pacotes e melhorias para o gerenciador de pacotes.

No GuixSD, a ‘reconfiguração do sistema guix’ agora carregará sempre as substituições dos serviços do sistema. Dessa forma, você pode executar o ‘serviço de reinicialização’ para ter o serviço atualizado. 

Além disso, 985 pacotes foram adicionados e 1.945 foram atualizados, notavelmente a Biblioteca GNU C agora na versão 2.28 (que, aliás,  permitiu se livrar da nossa variante glibc específica do Hurd). 

Hoje, o Guix oferece 8.715 pacotes. O manual está agora parcialmente traduzido para o alemão. A tradução francesa está agora 90% concluída. Você pode ajudar a traduzir o manual para sua língua nativa participando do Projeto de Tradução.

Mais detalhes estão disponíveis no anúncio de lançamento.

FreeNAS

[tnm_video layout=”mnmd-post-media-wide”]https://www.youtube.com/watch?v=uAbEFqnRJz0[/tnm_video]

Ladislav Sirovy anunciou o lançamento do FreeNAS 11.2, a última versão estável do sistema operacional baseado no FreeBSD, projetado para computadores que fornecem serviços NAS (Network-Attached Storage)

A nova versão traz uma interface web completamente reprojetada, entre muitas outras mudanças.

Novidades do FreeNAS 11.2
  • introduz uma série de novos recursos, incluindo uma grande reformulação da interface web;
  • suporte para unidades de autocriptografia e novas APIs REST e WebSocket compatíveis com versões anteriores. 
  • Esta atualização também introduz o iocage para melhorar o gerenciamento de Plugin e Jail e simplificar o desenvolvimento de plug-ins. O
  • FreeNAS 11.2 introduz uma interface web atualizada. Com base no Angular e no Javascript, a interface da Web foi modernizada para ser mais fácil de usar, mais rápida e esteticamente agradável. 
  • A barra de topo redundante foi removida e a maioria dos menus de configuração do FreeNAS podem ser acessados ??clicando no item apropriado na coluna da esquerda
  • O novo design simplifica o layout com menus suspensos mais limpos, mantendo a mesma funcionalidade e fluxo de trabalho. 

Veja o anúncio de lançamento e notas de lançamento para mais informações e screenshots. 

Proxmox

Proxmox é uma empresa comercial que oferece produtos especializados baseados no Debian GNU Linux. O último lançamento da empresa é o Proxmox 5.3 “Virtual Environment”, que inclui várias melhorias para armazenamento e contêineres.

A Proxmox Server Solutions GmbH apresentou o Proxmox VE 5.3, sua mais recente plataforma de gerenciamento de virtualização de servidores de código aberto. 

O Proxmox VE é baseado no Debian Stretch 9.6 com um Kernel Linux  4.15 modificado
  • O Ceph Storage foi atualizado para a versão 12.2.8 (LTS Luminous, estável). 
  • Proxmox VE 5.3 traz muitas melhorias no gerenciamento de armazenamento. Usando o gerenciamento de disco, é possível adicionar facilmente volumes RAID do ZFS, pools LVM e LVMthin. Além de discos simples adicionais com um sistema de arquivos tradicional. 
  • O existente plug-in de armazenamento do ZFS sobre iSCSI agora pode acessar o destino do LIO no kernel Linux
  • O ‘aninhamento’ está habilitado para contêineres LXC, possibilitando o uso de LXC ou LXD dentro de um contêiner. Além disso, o acesso ao servidor NFS ou CIFS/Samba pode ser configurado dentro de contêineres. 

Mais detalhes podem ser encontrados no anúncio de lançamento da distribuição. 

CentOS

Karanbir Singh anunciou o lançamento do CentOS 7-1810, a mais recente atualização da série CentOS 7, construída a partir do código fonte do Red Hat Enterprise Linux 7.6.

As atualizações lançadas desde a versão original são postadas em todas as arquiteturas. É altamente recomendável que todos os usuários apliquem todas as atualizações, incluindo o conteúdo divulgado, em sua máquina CentOS Linux 7 existente apenas executando ‘yum update‘. 

Como acontece com todos os componentes do CentOS Linux 7, esta versão foi criada a partir de fontes hospedadas em git.centos.org. Além disso, os SRPMs que são um subproduto da compilação (e também considerados críticos no processo de código e buildsys) estão sendo publicados para corresponder a cada RPM binário.

Veja o anúncio de lançamento notas de lançamento para mais informações.

Scientific Linux

Pat Riehecky anunciou o lançamento do Scientific Linux 7.6, uma nova atualização da distribuição Linux de classe empresarial reconstruída a partir de pacotes fornecidos pelo Red Hat Enterprise Linux e patrocinada pelo Fermi National Accelerator Laboratory em Batavia, EUA

A nova versão vem com várias pequenas atualizações e um problema conhecido que afeta os usuários de desktop Cinnamon.

Os usuários do Scientific Linux 7.x devem executar ‘yum clean expire-cache‘. 

Principais diferenças do Scientific Linux 7.5:
  • O Scientific Linux apresenta a correção do X.Org listada no Bugzilla 1650634;
  • o sl-release é atualizado para usar o 7.6 repos; 
  • O PackageKit tem suporte inicial para notificação de upgrades de versão menores do SL7. Para usar esse recurso você deve instalar o sl7-upgrade. 
  • Problemas conhecidos: o desktop Cinnamon do EPEL7 impede atualizações devido ao Caribou e ao GNOME Shell.

Aqui está o breve anúncio de lançamento.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile