FreeBSD reintroduz suporte WireGuard em seu kernel

A retirada foi devido a problemas de última hora. Porém, agora ele está de volta.

No final de 2020, o FreeBSD inicialmente recebeu suporte ao WireGuard antes do FreeBSD 13. No entanto, durante a fase de candidato a lançamento do FreeBSD 13, o driver WireGuard foi removido devido a preocupações com a qualidade da implementação inicial. Na sexta-feira, uma nova implementação do driver WireGuard foi reintroduzida com muitas correções/melhorias no estado do código a partir de 2020. Sendo assim, o FreeBSD reintroduz suporte WireGuard em seu kernel.

FreeBSD reintroduz suporte WireGuard em seu kernel

Este novo driver WireGuard para FreeBSD foi trabalhado em cooperação com os desenvolvedores upstream do WireGuard liderados por Jason Donenfeld. Isso é semelhante ao driver de kernel WireGuard Linux que existe há algum tempo, com as implementações baseadas em kernel para este túnel VPN seguro de código aberto sendo muito mais rápido do que implementações alternativas baseadas em espaço de usuário puro.

FreeBSD reintroduz suporte WireGuard em seu kernel conforme mostra a imagem acima.

Com esta fusão, o driver do kernel WireGuard 7.6k está agora no FreeBSD principal para o que será incluído no FreeBSD 14. Para aqueles em versões existentes do FreeBSD, o módulo WireGuard também está disponível através das portas do FreeBSD.

Eclipse OpenJ9 v0.35 traz muitas correções

Além da semana passada ter trazido o anúncio do GraalVM 22.3 como o mais novo lançamento trimestral de recursos, a Oracle também anuncia que o código GraalVM CE será contribuído para o OpenJDK, a Eclipse Foundation está encerrando sua semana com o lançamento do OpenJ9 v0.35.0.

O Eclipse OpenJ9, como lembrete, é a Java Virtual Machine de alto desempenho desenvolvida anteriormente pela IBM como J9 JVM. A Eclipse Foundation vem desenvolvendo o OpenJ9 há meia década.

Eclipse OpenJ9 chega à versão 0.35.

Com o Eclipse OpenJ9 0.35, o lançamento saiu por conta de uma vulnerabilidade de segurança em que as chamadas de interface podem ser embutidas sem uma verificação de tipo de tempo de execução. Por sua vez, bytecodes maliciosos em versões anteriores do OpenJ9 podem usar a funcionalidade inlining para acessar ou modificar a memória por meio de um tipo incompatível.

O OpenJ9 0.35 também possui uma variedade de outras correções de bugs e melhorias em toda a base de código da JVM. Há também algumas das mudanças iniciais em torno do suporte a Java 19/JDK 19. Há também várias atualizações de dependência, como mudar para uma versão mais recente do OpenSSL.

A longa lista de mudanças para o OpenJ9 0.35 pode ser encontrada no GitHub.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile