FreeRDP 2.0 é lançado após vários anos de desenvolvimento

FreeRDP 2.0 é lançado após vários anos de desenvolvimento

Após vários anos de desenvolvimento e vários RC (Candidato a lançamento), foi anunciada a versão estável do projeto FreeRDP 2.0. O recurso oferece uma implementação gratuita do Remote Desktop Protocol (RDP), desenvolvido com base nas especificações da Microsoft. FreeRDP é uma implementação de protocolo de área de trabalho remota.

O projeto fornece uma biblioteca para integrar o suporte ao RDP em aplicativos de terceiros e um cliente que pode ser usado para conectar-se remotamente à área de trabalho do Windows. O código do projeto é distribuído sob a licença Apache 2.0.

FreeRDP 2.0 é lançado após vários anos de desenvolvimento

Entre as principais mudanças que se destacam nesta nova versão, merece destaque a promessa dos desenvolvedores de não demorarem a aplicar as atualizações necessárias. No futuro, as próximas versões serão desenvolvidas dentro do modelo rolling release, o que implica em uma versão anual e a publicação periódica de atualizações corretivas.

As principais versões serão suportadas por dois anos – um ano para corrigir erros e outro para corrigir vulnerabilidades.

Quanto às alterações apresentadas para o FreeRDP 2.0, o código relacionado ao suporte de cartões inteligentes foi redesenhado, além da funcionalidade que anteriormente faltava e a verificação dos dados de entrada foi reforçada.

Também é destacado que a capacidade de trabalhar como proxy RDP foi adicionada e a implementação do componente RAIL (aplicativos remotos integrados localmente), que permite organizar o acesso remoto a janelas individuais e indicadores de notificação, foi atualizada para a especificação 28.0.

Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão é o suporte adicional ao Flatpak, com o qual agora é possível instalar esse aplicativo através desse sistema de pacotes autônomo.

Enquanto que para sistemas baseados em Wayland usando libcairo, o modo de escala inteligente é implementado .

Além disso, destacam-se soluções para várias vulnerabilidades: CVE-2020-11521, CVE-2020-11522, CVE-2020-11523, CVE-2020-11524, CVE-2020-11525, CVE-2020-11526, entre as quais existem Problemas que levam à gravação em uma área de memória fora da área de buffer alocada ao processar dados recebidos. Além disso, foram corrigidas mais 9 vulnerabilidades sem o CVE, causadas principalmente pela leitura de áreas de memória fora do buffer alocado.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

Como instalar o FreeRDP 2.0 no Ubuntu e derivados?

Para aqueles interessados em poder instalar esta nova versão do FreeRDP 2.0, eles podem fazer isso seguindo as instruções abaixo.

A primeira coisa que devemos fazer é obter o código fonte desta nova versão para compilar os pacotes para a instalação do aplicativo. Podemos criar um pacote flatpak a partir da fonte de um pacote .deb.

Para obter o código, vamos abrir um terminal e digitar os seguintes comandos:

git clone git://github.com/FreeRDP/FreeRDP.git
cd FreeRDP

Agora, para compilar o pacote Flatpak, precisamos ter o suporte adicionado ao sistema.

Já com o suporte adicionado, instalaremos o seguinte (é importante estar sempre posicionado sobre a pasta que contém o código FreeRDP):

flatpak install flathub org.freedesktop.Platform//18.08
flatpak install flathub org.freedesktop.Sdk//18.08
flatpak-builder <build dir> packaging/flatpak/com.freerdp.FreeRDP.json

E pronto, você terá construído seu pacote flatpak para instalar no seu sistema.

Por fim, para compilar o pacote deb, devemos digitar o seguinte no terminal:

sudo apt build-dep freerdp2-x11
sudo apt-get install ninja-build build-essential git-core debhelper cdbs dpkg-dev autotools-dev cmake pkg-config xmlto libssl-dev docbook-xsl xsltproc libxkbfile-dev libx11-dev libwayland-dev libxrandr-dev libxi-dev libxrender-dev libxext-dev libxinerama-dev libxfixes-dev libxcursor-dev libxv-dev libxdamage-dev libxtst-dev libcups2-dev libpcsclite-dev libasound2-dev libpulse-dev libjpeg-dev libgsm1-dev libusb-1.0-0-dev libudev-dev libdbus-glib-1-dev uuid-dev libxml2-dev libgstreamer1.0-dev libgstreamer0.10-dev libgstreamer-plugins-base1.0-dev libgstreamer-plugins-base0.10-dev libfaad-dev libfaac-dev
ln -s packaging/deb/freerdp-nightly debian
dpkg-buildpackage

Fonte: Ubunlog

Sair da versão mobile