Freespire 7.0 vem com desktop Xfce

Por Claylson Martins 3 minutos de leitura

O desenvolvedor Roberto J. Dohnert informa anunciou a chegada do sistema operacional Freespire 7.0, a versão gratuita do Linspire Linux. Assim, o novo Freespire 7.0 vem com desktop Xfce e tem como base o Ubuntu 20.04 LTS. Esta versão chega mais de nove meses após o Freespire 6.0. O Freespire 7.0 também possui o kernel Linux 5.4 com suporte de longo prazo e usa o ambiente de desktop Xfce 4.14 mais recente por padrão.  “Freespire é a base de apoio da comunidade a partir da qual o Linspire é construído e tem como objetivo trazer o melhor.”, diz Roberto.

O Freespire 7.0 vem com muitos aplicativos populares, incluindo:

  • o navegador Chromium 86 mais recente;
  • cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 68.12;
  • gerenciador de pacotes Synaptic;
  • processador de texto Abiword;
  • editor de planilhas Gnumeric;
  • reprodutor de mídia Parole;
  • downloader de torrent  via Transmission;
  • aplicativo de pintura digital KolourPaint;
  • jogo de cartas KPatience e o jogo de xadrez DreamChess.

Freespire 7.0 vem com desktop Xfce

Além disso, você encontrará alguns utilitários importantes como o software Ice SSB para adicionar e remover navegadores específicos do site, como Firefox, Chromium, Chrome ou Vivaldi, Redshift GTK para ajustar a temperatura da cor da tela e reduzir o cansaço visual, Boot Repair para reparar vários problemas de inicialização, a ferramenta de monitoramento de recursos de linha de comando Bashtop e o VSCodium IDE, uma versão de código aberto do ambiente de desenvolvimento integrado do Visual Studio Code.

O suporte UEFI completo é fornecido fora da caixa para oferecer compatibilidade de hardware estendida e permitir que você instale o Freespire em máquinas recentes. A pedido de muitos usuários, o Freespire agora também vem com os shells tcsh, C shell (csh) e Z shell (Zsh).

Quem quiser conhecer mais detalhes ou baixar o Freespire 7.0 deve acessar este link.

Esta versão segue os passos do Linspire 9.0, que saiu em agosto de 2020 também com base na série do sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS. Da mesma forma, apresenta o ambiente de desktop Xfce 4.14. Porém, a diferença é que o Frespire de agora é 100% gratuito e com suporte da comunidade.

Linspire 9.0 lançado oficialmente com Linux 5.4 LTS

Share This Article
Sair da versão mobile